Ceará tem difícil desafio fora de casa contra o Atlético/MG
Atlético-MG está numa ótima fase na competição e jogo visando chegar a liderança do brasileirão
Legenda: Guto Ferreira diz que time do Ceará precisa fazer pontos em todos os jogos - Foto: Israel Simonton/Cearasc.com
Escrito por Vladimir Marques
Após somar seu primeiro ponto na Série A, ao empatar com o Grêmio, o Vovô precisa superar o desgaste para encarar mais um gigante: o embalado Galo Mineiro, time sensação da Série A que busca a liderança isolada
O Ceará tem hoje seu maior desafio desde o início de Série A do Campeonato Brasileiro. Após ser derrotado na estreia para o Sport, fora de casa, e empatar com o Grêmio, na Arena Castelão, na última quarta-feira (12), o Vovô encara o vice-líder Atlético/MG, em jogo às 11 horas, no Mineirão, pela 3ª rodada - o duelo tem transmissão ao vivo pela Rádio Verdes Mares. O Galo vem embalado, sob o comando do técnico Jorge Sampaoli, e está com 100% de aproveitamento após duas rodadas.
O desafio portanto, é segurar o time sensação da Série A, que venceu na estreia o atual campeão Flamengo, no Maracanã, e na rodada anterior, venceu o Corinthians, por 3 a 2 de virada, no Mineirão. O futebol ofensivo e tático do adversário é um dos desafios para o Alvinegro de Porangabuçu.
Guto Ferreira certamente buscará montar uma estratégia defensiva para segurar o ímpeto do Galo e, lá na frente, aproveitar os contra-ataques. Com um time desgastado após maratona da fase final da Copa do Nordeste e início de Série A, o treinador poderá fazer modificações na estrutura da equipe, já que contra o Grêmio, no empate em 1 a 1, o físico pesou para que o Vovô não saísse com resultado melhor.
O treinador não indicou quais jogadores podem ser poupados, mas os volantes Charles e William Oliveira sentiram bastante a reta final do jogo contra o Grêmio e podem ser preservados. Como o zagueiro Klaus e o lateral-esquerdo Bruno Pacheco estão recuperados, devem retornar.
O Vovô vai para a 11ª partida em 33 dias (média de um jogo a cada três dias) e precisará de uma gestão de elenco para não perder mais jogadores na maratona. O clube ainda conta com os desfalques de Eduardo Brock e Vinícius, ambos recuperados de lesões, mas ainda na transição; Tiago Pagnussat ainda em tratamento com estiramento na panturrilha; e Felipe em fase final de transição, recuperado de estiramento na parte posterior da coxa direita.
Tanque cheio
Assim, o técnico Guto Ferreira deve analisar quem está inteiro para poder escalar. "É importante encher o tanque dos caras, ter jogadores que estejam de tanque cheio. Mas também não pode mudar muito, porque descaracteriza a equipe. Tem que achar jogadores bem pontuais para gente poder descansar, rodar, dar minutagem para todo mundo, sem perder a estrutura da equipe", disse o treinador do Alvinegro.
Em seguida, ele destacou a entrega do elenco, apesar de não ter vencido ainda na Série A em duas rodadas. "A equipe vai amadurecendo, as coisas vão acontecendo, mas é preciso paciência. O importante é que temos conseguido colocar jogadores, dar algumas respostas. Temos que melhorar sim, em qualidade de jogo. Aos poucos, seremos uma equipe que vai propor mais o jogo. Brasileiro é isso, se não der para ganhar, tem que somar", disse Guto Ferreira.
O goleiro Fernando Prass espera que o Vovô faça seu melhor jogo dentro das características. "Vamos enfrentar muitas equipes como Atlético/MG, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Inter, Santos. São equipes boas e é isso que a gente vai encontrar na primeira divisão. Todo jogo de Série A é jogo de alta competição. A gente tem que ter muita concentração, minimizar o erro e dentro das nossas características tentar fazer o nosso melhor jogo".
Galo imponente
No Atlético/MG, que busca a terceira vitória seguida e a liderança da competição, um importante desfalque é certo: Nathan. O meia, um dos destaques do Galo na Série A do Campeonato Brasileiro, machucou-se na última rodada, contra o Corinthians e está fora. Hyoran, que foi o melhor em campo contra os paulistas, é o substituto mais provável.
Jorge Sampaoli indicou, na sua última entrevista coletiva, que pretende rodar o elenco para preservar a condição física de todos os atletas. Contra o Corinthians, por exemplo, Nathan foi escalado pelo 6º jogo seguido como titular e acabou sofrendo uma lesão muscular, o que endossa a necessidade de girar os atletas.
Pensando nisso, Alonso e Arana, pelo menos na teoria, são os dois jogadores mais próximos de um descanso - que pode ou não ser contra o time do Ceará.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/ceara-tem-dificil-desafio-fora-de-casa-contra-o-atleticomg-1.2977843





Comentários