Copa 2014: Sindicato enviará ofício para evitar jogo às 13 horas no CE
Segundo fisiologista e preparador físico, alta temperatura em Fortaleza pode ocasionar até a morte de atletas, durante o horário previsto
Por Marcos MontenegroGLOBOESPORTE.COM
O primeiro lugar do grupo B e o segundo do Grupo A da Copa de 2014 que se preparem. A partida entre as duas seleções, válida pelas oitavas de final, será em Fortaleza, às 13 horas. Isso se o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (Safece) não conseguir algo inédito, mudar o horário da partida junto às entidades competentes.
O presidente do Safece, Marcos Gaúcho, informou ao GLOBOESPORTE.COM/CE que enviará um ofício para a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), para que haja interferência na CBF e, posteriormente, na Fifa, organizadora da competição.
- Não tenho ideia de quanto tempo vai demorar, mas não vamos ficar de braços cruzados. É um absurdo, não é possível que essas pessoas desconheçam a alta temperatura de Fortaleza nesse horário - declarou Marcos Gaúcho, presidente da entidade.
Apenas Manaus e Cuiabá escaparam de sediar jogos às 13 horas. Dez cidades-sedes da Copa do Mundo realizarão jogos neste horário. Nenhuma, entretanto, oficializou algum tipo de reclamação até o momento. O Safece será a primeira entidade a reivindicar mudança de horário.
Temperaturas podem chegar a até 35º em Fortaleza
Para o fisiologista, preparador físico e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ricardo Lima, não seria exagero falar que o atleta pode inclusive morrer, ao ser exposto a tamanha desidratação.
- É uma coisa muito dolorosa principalmente para as seleções da Europa. Os atletas têm superaquecimento, podem ter problemas como ensolação e a saúde fica muito vulnerável. O jogador pode ter uma síncope, o estado dele piorar e ele vir a óbito - polemiza Lima.
Para suportar o calor, que pode chegar a até 35ºC em Fortaleza, no início da tarde, o ser humano precisa ser submetido a uma aclimatação - nome dado ao período de adaptação que demora, de acordo com o fisiologista, cerca de 20 dias. Além disso, é necessária a ingestão de bastante água. A medida não será suficiente para compensar a perda de líquido do corpo, mas amenizará os prejuízos.
- A velocidade de absorção do líquido é lenta, mas a perda é rapida. Levam 40 minutos pra absorver meio litro de água. Tem que tomar pouquinho e vai absorvendo - recomenda o fisiologista.
CBF já 'atrasou' jogos marcados para as 16 horas
Na Série C deste ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a modificar horários de jogos do Fortaleza e do Guarany de Sobral, devido ao calor. Os clubes pediram e a CBF mudou das 16, para as 17 horas, os jogos do Fortaleza; e das 16, para as 16h30m, os jogos do Guarasol. Para a mesma Terceirona, no início do ano, a Safece também chegou a interferir, em favor dos atletas.
- A Série C estava demorando para ocorrer e nós encaminhamos ofício para a Fenapaf, pra eles entrarem em contato com a CBF e pressionarem, para evitar desemprego em massa, se a competição não começasse - finalizou Marcos Gaúcho.
Comentários