Reza a cartilha dos jogadores de futebol que todo jogo é difícil, mesmo que contra o lanterna de um campeonato - pelo menos, antes dos jogos.
O discurso ensaiado, que visa a não deixar escapar qualquer menosprezo o adversário, pode ser visto no Ceará, que recebe o Ipatinga, lanterna da Série B, neste sábado, às 21h, no PV.
Porém, nesta edição da Série B, tratando-se de times que lutam contra o rebaixamento, o Ceará tem um ótimo retrospecto. Do 13º colocado, o ABC/RN, para o primeiro do Z4, o Guaratinguetá, a distância é de oito pontos, a mesma que separa o Vovô do G4.
Assim, são nove clubes disputando o descenso. Diante deles - alguns já disputaram dois jogos contra o Ceará -, o Vovô disputou 30 pontos e somou 22, o que indica um bom aproveitamento de 73%.
São 10 jogos, com sete vitórias, um empate e duas derrotas. O Vovô marcou 19 gols e sofreu dez. Foram duas vitórias contra o ABC e uma contra ASA (15º), CRB (16º), Bragantino (18º), Barueri (19º) e Ipatinga (20º) - no jogo de ida em Minas Gerais.
Os tropeços foram contra o Paraná (14º), que venceu o Vovô, e o Guaratinguetá (17º), que superou o Ceará, jogando em São Paulo, e empatou no PV.
O meia Eusébio lembrou o duelo contra o Guaratinguetá no PV e pregou respeito ao Ipatinga. "Este times são perigosos quando estão desesperados. Temos o exemplo do Guaratinguetá aqui, que empatou conosco e, esses dias, vimos o América/MG perder para o Barueri em casa".
Mota também manteve o discurso padrão. "Na reta final, esse tipo de jogo é mais perigoso. Não podemos entrar com corpo mole e achar que será fácil".
Reviravolta
O confronto entre Ceará e Criciúma pela 28ª rodada Série B voltou para o dia 5 de outubro, às 21 horas. A CBF havia remarcado o jogo para o dia 6, às 21h50, mas diante da insuficiência de contingente policial, por conta das eleições no dia seguinte, o jogo voltou à sua data original.
Romário se recupera e volta a jogar em 15 dias
O atacante Romário, que não joga há dois meses pelo Ceará devido a uma pubalgia, já está recuperado e deve voltar a jogar em 15 dias. O atleta está sendo preparado para jogar a Copa do Brasil Sub-20, no dia 13 de outubro, quando o Ceará recebe o Flamengo, no PV.
O fisioterapeuta Wellington Alencar admitiu que a lesão de Romário preocupou a todos no clube. "A lesão do Romário, a princípio, deixou a todos nós assustados, e até o questionamos a passar por uma cirurgia. Mas o tratamento foi bem feito e ele está plenamente recuperado, já na fase final de fortalecimento, associado a um trabalho de campo. Em 10 dias ele se reintegrará ao grupo", disse.
Sobre a participação de Romário na Copa do Brasil Sub-20, contra o Flamengo, no dia 13 de outubro, Wellington acredita que não terá problemas. "Como temos mais de 15 dias para o jogo, acredito que ele poderá jogar", previu.
VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER
Comentários