Com aula de bloqueio de Alison, dupla brasileira avança às quartas

 

Ao lado de Emanuel, Mamute brilha na rede e elimina os alemães Erdmann e Matysik. Na próxima fase, vão enfrentar os poloneses Fijalek e Prudel

Para se destacar jogando ao lado de um dos maiores nomes do vôlei de praia mundial não é fácil. Precisa ter técnica, personalidade e raça. Uma altura de 2,03m e grande habilidade no bloqueio também ajudam. Alison está ignorando a ansiedade da estreia em Jogos Olímpicos e se tornando um monstro na rede brasileira em Londres. Com Emanuel, o Mamute despachou mais uma dupla adversária neste sábado. A vitória sobre os alemães Erdmann e Matysik por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14) garantiu a vaga nas quartas de final das Olimpíadas.

- O bloqueio foi fundamental. Nossa estratégia estava toda voltada para ele, e deu certo. Mas a confiança que nós tivemos também é uma coisa que não se pode esquecer - disse Emanuel, ao SporTV.

Na próxima fase, os brasileiros vão enfrentar os poloneses Fijalek e Prudel, que passaram pelos suíços Chevallier e Heyer nas oitavas, por 2 sets a 0, 21/18 e 21/17.

- Esperamos um time forte. Mas temos que acabar o dia agora, aproveitar um pouco essa vitória também e depois estudar - concluiu Alison.

Alison brilha no bloqueio... de novo

O histórico de Alison no bloqueio fez a dupla alemã adotar uma nova estratégia de ataque. Com bolas em diagonal fechada, bem perto da rede, conseguiram passar pelo paredão no início do set e complicaram o jogo para os brasileiros, que não conseguiam abrir mais do que dois pontos de vantagem.

Até que Emanuel acertou o posicionamento na defesa e Alison virou a mão no bloqueio para ampliar o placar. A sorte também começou a sorrir. Quando Erdmann pesou o ataque, Emanuel só deixou o braço e a bola voltou direto para a quadra adversária. O saque entrou e, com cinco pontos diretos, a dupla verde e amarela fechou o primeiro set (21/16).

O duelo continuou equilibrado na segunda parcial. Então, a estrela de Alison voltou a brilhar. Em um único lance, fez uma bela defesa e assustou Erdmann ao subir para bloquear. Nem precisou. O alemão atacou na rede. Na comemoração, o Mamute chamou a torcida em Londres.

E só cresceu no jogo. Uma sequência de bloqueios de Alison - foram seis em todo o jogo - que deixou a dupla alemã sem opções no ataque fez com que o Brasil abrisse uma vantagem de nove pontos no placar (16 a 7).Os alemães reagiram e até conseguiram um bloqueio em Emanuel. Mas não deu para os europeus. Com 21 a 14, Emanuel e Alison fecharam a partida e garantiram a passagem para as quartas de final.

Brasil tem duas duplas masculinas nas quartas de final

Outra dupla brasileira em Londres, Ricardo e Pedro Cunha se classificaram para as quartas nesta sexta-feira ao vencer os espanhois Gavira e Herrera. Na fase seguinte, eles enfrentarão os vencedores do duelo deste sábado, às 13h (de Brasília), entre os alemães Brink e Reckermann, e Samoilovs e Sorokins, da Letônia.