Com golaço de Alecsandro, Vasco bate a Portuguesa

Camisa 9 fez lindo gol de bicicleta, único da vitória vascaína. Cruz-Maltino mantém os 100%, já a Lusa segue com um ponto

Camisa 9 fez lindo gol de bicicleta, único da vitória vascaína. Cruz-Maltino mantém os 100%, já a Lusa segue com um ponto

LANCEPRESS!
São Paulo (SP)

O Vasco levantou a poeira e conseguiu se recuperar da eliminação da Copa Santander Libertadores. Neste sábado, o Cruz-Maltino venceu a Portuguesa, no Canindé, por 1 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo ficou marcado pelo golaço de Alecsandro, aproveitando de bicicleta um cruzamento de Fagner.

Com o resultado, o Gigante da Colina chega aos seis pontos e mantém 100% no Brasileirão-2012. Já a Lusa segue com apenas um ponto, do empate da primeira rodada contra o Palmeiras. Na terceira rodada, o Vasco pega o Náutico, em São Januário, no próximo dia 6, enquanto o time paulista vai à Coritiba pegar o coxa no mesmo dias.

GOL DE PLACA NO CANINDÉ

A partida começou truncada no Canindé, com priorizando muito a marcação no meio de campo, dificultando a criação de jogadas ofensivas. A primeira chegada perigosa foi da Lusa. Aos 5 minutos, Ananias chegou bem pelo lado direito e cruzou. Ricardo Jesus desviou e a bola passou rente a trave do goleiro Fernando Prass.

Aos poucos, o Vasco foi começando a impor seu ritmo de jogo e sua melhor qualidade técnica, vencendo a forte marcação imposta pela Portuguesa.

Na primeira jogada de ataque do cruz-maltino, o Vasco o gol que lhe daria a vitória. Em ótima jogada de Fagner pela direita, após tabela com Eder Luis, que chegou a linha de fundo, acreditou no lance e, mesmo caído, conseguiu o cruzamento. Alecsandro ajeitou o corpo e arriscou uma bicicleta. O camisa 9 pegou perfeitamente na bola, acertando o lado direito do goleiro Gledson, abrindo o placar para o Gigante da Colina.


Com o gol, a Lusa não conseguia mais armar jogadas ofensivas efetivas e o Vasco aproveitava para avançar seus meias e pressionar a saída de bola do adversário. Aos 37, após tabela entre Allan e Eder, o atacante levou até a entrada da área, rolou para a chegada de Diego Souza pelo meio. O camisa 10 deu rápido toque para Alecsandro que ajeitou e chutou forte, mas a bola foi para fora, passando rente a trave.

A Portuguesa só voltou a ameaçar aos 44. Em ótima triangulação pelo lado direito do ataque, Boquita recebeu dentro da área, avançou e chutou forte. Fernando Prass fez boa defesa espalmando para o meio da área, com a defesa aliviando em seguida.

LUSA PRESSIONA, MAS NÃO MARCA

Atrás no marcador, a Portuguesa começou o segundo tempo em cima do Vasco. Logo aos 3, em escanteio cobrado pela direita, o atacante Ricardo Jesus subiu sozinho na primeira trave, mas errou o cabeceio. Três minutos depois, Ananias fez grande jogada pela direita, levou para o meio e arriscou de canhota, com a bola passando próximo ao ângulo esquerdo de Fernando Prass.

Aos poucos, o Vasco conseguiu segurar a pressão do adversário, mas se complicava ao tentar sair para o jogo. Já a Lusa pecava na criação das jogadas, sem conseguir levar perigo efetivo ao gol de Fernando Prass.

Um lance duvidoso aos 31 gerou a reclamação dos torcedores e jogadores da Lusa. Ananias foi lançado, estando em posição de impedimento. Como o atacante se enrolou com o defensor, a bola sobrou para Rodriguinho, que aproveitou a bola sobrada e chutou na saída de Fernando Prass. Heber Roberto Lopes já anulava o lance marcando impedimento.

O jogo se tornou uma espécie de ataque contra defesa, com o Vasco não conseguindo chegar ao ataque. A pressão da Lusa tomou forma, mas sem conseguir criar chances. Aos 45, em escanteio da direita, Gustavo perdeu a chance do empate ao errar uma cabeçada após desvio dentro da área.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 0 X 1 VASCO

Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data/Hora - 26/5/2012 – 18h30
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Luiz Souza Santos e Pedro Martinelli (ambos PR)
Gols: Alecsandro, aos 21'/1ºT (0-1)
Cartão Amarelo: Allan (VAS) e Gustavo e Rodriguinho (POR)

PORTUGUESA: Gledson; Renato, Gustavo, Rogério; Luis Ricardo, Léo Silva (Vandinho 38'/2ºT), Boquita, Henrique (Michael 15'/2ºT) e Raí; Ricardo Jesus (Rodriguinho 15'/2ºT) e Ananias.
Técnico: Geninho.

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo (Douglas 4'/2ºT)) e Dieyson; Nilton, Fellipe Bastos (Chaparro 24'/2ºT), Allan e Diego Souza (Carlos Alberto 24'/2ºT); Eder Luis e Alecsandro.
Técnico: Cristovão Borges.