Tite cumpre promessa e trabalha como operário na Arena Corinthians
Treinador do Timão tinha prometido virar pedreiro por um dia se fosse campeão da Libertadores da América: ‘Hoje aprendi como se faz cimento’
Por Cassio Barco e Leandro CanônicoSão Paulo
É quase impossível caminhar pela Arena Corinthians, em Itaquera, sem escutar um “Vai, Corinthians”. Na manhã desta sexta-feira, porém, o tradicional grito do torcedor do Timão deu lugar ao “Vai, Tite”. Campeão da Libertadores, o técnico alvinegro cumpriu sua promessa e se vestiu de operário para trabalhar na obra.
No último dia 30 de março, quando fez uma preleção aos funcionários que trabalham na construção do palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, Tite prometeu, em entrevista à Rádio Estádio, que se fosse campeão continental passaria um dia a serviço da construção da Arena Corinthians.
Por conta da rotina de treinador, Tite não teve como passar realmente um dia inteiro na obra. Mas durante duas horas, o técnico corintiano viveu intensamente seus momentos de operário. Começou dando um abraço nos filhos dos funcionários, que passam as férias em atividades especiais organizadas pela construtora.
Depois, acompanhado de Frederico Barbosa, gerente operacional da obra, Tite caminhou pelo canteiro, viu como estão as arquibancadas e meteu a mão na massa. Literalmente. Sob os olhares de dezenas de operários de verdade, o técnico do Timão colocou dois tijolos em uma parede do prédio leste do estádio.
- Eu já tinha tentado isso uma vez em casa, mas errei tudo. Coloquei água a mais na massa. Não deu certo. Hoje eu aprendi como se faz – falou o treinador.
Muito embora tenha aprovado o seu próprio trabalho, Tite foi “cornetado” por alguns funcionários da Arena Corinthians. “Essa não é a sua praia”, “ajeita o tijolo como você ajeitou o time”, “Tite, vai treinar, aqui não tem lugar para você”. O tom de brincadeira dominou a visita do comandante alvinegro ao canteiro.
- É um orgulho muito grande retornar aqui e dividir essa alegria (de ter sido campeão da Libertadores) com milhares de amigos. Quando eu fiz a promessa, disse que passaria um dia inteiro aqui, mas gostaria de explicar que por compromissos não deu. Eu agradeço a recepção e saio muito feliz - disse Tite.
Vestido com as roupas de pedreiro, luvas e capacete, Tite parou a obra por duas horas. Uma procissão de operários acompanhou os passos do treinador para “fiscalizar” se ele saberia mesmo o que fazer. Mas o que mais marcou o comandante foram os diversos gritos de parabéns que ele ouviu.
- É uma conquista de mais de 30 milhões de pessoas - resumiu o treinador.
Antes de sair da Arena Corinthians, Tite deu uma longa entrevista à Rádio Estádio, que funciona no canteiro. Falou sobre o Timão pós-Libertadores, prometeu voltar à obra caso seja campeão do mundo, em dezembro, e fez um convite ao pessoal da construtora para jogar bola no CT do clube em caso de título no fim do ano.
Dessa vez, Tite levou para casa como recordação o uniforme de operário, o capacete, as botas e as luvas. E de presente, ganhou uma placa da construtora em que seu nome virou hino: “Salve o Tite, o campeão dos campeões, eternamente dentro dos nossos corações”.
Comentários