Ceará recebe o Paraná no último jogo no Castelão antes da Copa

4ª RODADA:

‘Até breve’ para o gigante

Hoje, contra o Paraná, Ceará faz o último jogo no Castelão antes da Copa do Mundo, de olho em reação na Série B

O Ceará dará um “até logo” ao estádio que considera sua casa. Hoje, contra o Paraná, às 21 horas, pela 4ª rodada da Série B do Brasileiro, o Alvinegro faz o último jogo no Castelão antes da Copa do Mundo no Brasil.

Ou seja, o Vovô só voltará a jogar no Gigante da Boavista no dia 15 de julho, contra o Joinville, quando a competição nacional recomeça. As duas partidas que ainda terá como mandante até o Mundial serão no estádio Domingão, em Horizonte, nos dias 23, contra a Ponte Preta, e 27, ante o Vila Nova/GO.

E chamar o Castelão de “casa” não é força de expressão. A denominação tem uma razão de ser.

Em 2014, o Vovô está invicto no estádio, após 17 partidas. O time venceu 10 e empatou 7, sagrando-se vencedor da Taça dos Campeões Cearenses na abertura da temporada, e tetracampeão estadual recentemente. Por lá, o Alvinegro marcou 37 gols e sofreu 10.

Além dos números favoráveis, a característica da equipe, com jogadores técnicos, se encaixa facilmente no verdadeiro “tapete” que há no Castelão.

“O gramado já diz tudo. Jogar no Castelão já é melhor para nós, facilita, por ser a nossa casa, por estarmos acostumados com o tipo e a qualidade do gramado. Tudo isso contribui muito para nosso jogo, de toque de bola, ofensivo, mesmo com os adversários jogando fechados aqui. Perdemos bastante em não jogar aqui depois deste jogo. Esperamos nos despedir com vitória”, analisou João Marcos.

O técnico Sérgio Soares também analisou a última partida do Vovô na arena até a Copa. “O Castelão te dá toda a condição, de um time técnico como é o nosso, de fazer a bola rolar com facilidade. Temos isso a nosso favor. Sabemos da dificuldade que teremos quando não formos jogar aqui, mas temos de aproveitar este momento e vencer hoje”, comentou.

Reação

Se João Marcos e Soares ressaltaram a importância de vencer, isso não se dá só pelo “até logo” ao Castelão. O Ceará precisa vencer pela necessidade urgente de reagir na competição. Afinal, o time empatou em 2 a 2 em casa na última partida, contra o Náutico, com um a atuação irregular. Com quatro pontos, e na zona intermediária, o time almeja a vitória para encostar no G4.

“Ainda temos o objetivo de estar no G4, ou próximo dele, após as dez rodadas antes da parada para a Copa”, advertiu Sérgio Soares. E para vencer o Paraná, o técnico mudará a equipe. No intuito de “ganhar” o meio campo, Soares promoverá a entrada do meia Eduardo, saindo o atacante Robinho. “Queremos mais força no meio campo e ganhar a segunda bola, que foi uma dificuldade que tivemos contra o Náutico”, explicou o técnico.

Magno Alves é o 2º maior artilheiro jogando no País

O experiente atacante do Ceará, Magno Alves, é o segundo maior artilheiro em atividade jogando no Brasil. Magnata, que já marcou 397 gols na carreira, está atrás apenas do meia Alex, do Coritiba, que balançou as redes em 412 oportunidades. Os números foram divulgados em levantamento da Revista Placar.

No Ceará, Magno atuou em 115 partidas, tendo marcado 60 gols. O atacante de 38 anos tem uma média de 0,52 gol por partida atuando pelo Alvinegro de Porangabuçu.

Em 2010, ano de sua primeira passagem pelo Vovô, o atacante marcou 9 gols pela Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2012, na segunda vez que vestiu a camisa do Ceará, o atacante marcou apenas 1 gol em 16 partidas. O atleta, porém, se redimiu em 2013, temporada em que marcou 34 gols, ficando na vice-artilharia do Brasil.

Em 2014, Magno manteve a boa fase e já chegou aos 16 tentos pela Alvinegro.

Outros artilheiros

Luís Fabiano, Ronaldinho Gaúcho e Dimba seguem atrás de Magnata na tabela de artilharia. O atacante são-paulino marcou 339 gols na carreira, enquanto o astro Ronaldinho anotou 284 tentos ao longo de sua trajetória.

Fechando a lista, Dimba aparece o experiente Dimba, com seus 40 anos. O atacante, que já defendeu clubes como Flamengo e Botafogo, atualmente joga no Sobradinho/DF e já marcou 274 gols na extensa carreira.

Se o atacante Magno Alves está em alta no Ceará, seu companheiro de Vovô, Tadeu, vive a situação inversa.

Em baixa

Pelo segundo jogo seguido o atacante Tadeu não foi relacionado pelo técnico Sérgio Soares, após atuação ruim contra o Náutico, no último sábado. Como havia ocorrido na partida do meio de semana pela Copa do Brasil, contra o Parnahyba, o técnico deixou Tadeu de fora para o jogo de hoje.

Paranaenses desfalcados para o duelo com o Vovô

O técnico do Paraná, Claudinei Oliveira, terá dois desfalques para a partida contra o Ceará. Anderson Rosa e André Vinícius, ambos defensores.
Com isso, sua zaga deverá ser formada de maneira inédita hoje, no Castelão. A dupla de defensores titulares do time paranista deve ser Alisson e Brinner.
Mas os desfalques não param por aí. O lateral esquerdo Breno e o meia Juliano Mineiro seguem lesionados e sem condições de jogo. Assim, Carlinhos Miranda e Rodrigo Mann continuam nas laterais.

Vladimir Marques
Repórter