Peru de Natal: conheça os benefícios e nutrientes da ave
Devemos nos atentar aos ingredientes adicionados ao alimento
Peru de Natal: conheça os benefícios e nutrientes da ave — Foto: Shutterstock
Por Gabriella Dias, Receitas
Peru é ave rica em zinco, fósforo, selênio, magnésio e em vitaminas. Nutricionista lista outros benefícios para a saúde; confira.
O peru de Natal é um clássico da ceia de fim de ano e pode ser preparado de diversas maneiras para ficar bem suculento e macio. O peru, culturalmente é associado como um símbolo de fartura e de agradecimento, é uma fonte de proteína e traz bons nutrientes à saúde.
Em entrevista ao Receitas, a nutricionista Beatriz Blois explicou que a ave também apresenta menor teor de gordura por ser uma carne magra: "O peru é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, e apresenta um baixo teor de gordura, além de ser rica em minerais, como zinco, fósforo, selênio, magnésio e em vitaminas, como as do complexo B (B3, B6, B12); nutrientes esses fundamentais para a saúde."
Apesar de ser uma boa opção, a nutricionista recomenda evitar o consumo da pele da ave, por ser rica em gorduras, e faz um alerta para o preparo da ceia:
"Devemos nos atentar aos ingredientes adicionados ao alimento. Isso porque muitos já são vendidos temperados. Por isso, quando formos comprar o peru de Natal, é muito importante ler a lista de ingredientes e optar por aqueles que tenham menos aditivos. E, claro, temperar em casa com ingredientes naturais: alho, cebola e temperos naturais, por exemplo."
Qual a melhor opção: peru ou chester?
Além do peru, o chester é outra ave com presença garantida na ceia de Natal e Ano-Novo. O chester pertence a uma linhagem do frango e a maior parte da carne encontra-se no peito. E aí, qual a melhor opção?
Segundo a nutricionista Beatriz Blois, de moro geral, o peru apresenta um menor teor de gordura e de caloria. No entanto, ela volta a destacar: "É fundamental sempre se atentar ao tipo de preparo, optar por temperar a ave em casa com temperos naturais e observar sempre os ingredientes adicionados ao alimento."
Comentários