Saudável e sustentável: conheça novas opções de chocolate
Entre os dias 22 a 25 de setembro, o Vida&Arte esteve em Belém-PA, festival reuniu 74 marcas de cacau e chocolate,
Autor Ana Flávia Marques
A C'alma Chocolate é sediada em Goiânia e esteve presente no Chocolat Amazônia 2022(foto: Reprodução/Instagram)
Vida&Arte esteve no Chocolat Amazônia 2022, realizado em Belém no último fim de semana, e apresenta as principais tendências do mercado
Feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau, o chocolate é um dos alimentos mais apreciados devido ao seu sabor e versatilidade. Por muito tempo, ele foi considerado o vilão das dietas e da vida saudável, mas novos caminhos tomados na produção do cacau e do chocolate revelam versões mais nutritivas do alimento.
Entre os dias 22 a 25 de setembro, o Vida&Arte esteve em Belém, Pará, para participar do Chocolat Amazônia 2022. O festival reuniu 74 marcas de cacau e chocolate, representando os estados do Pará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Considerado o maior evento de cacau e chocolate da América Latina, o festival possibilita aos seus visitantes uma visão do cenário atual da cacauicultura.
Conheça algumas marcas que estavam presentes no evento:
Da Cruz Chocolates
A Da Cruz Chocolates é responsável por uma linha de barras que utiliza apenas dois ingredientes: o cacau e açúcar demerara. O Vida&Arte visitou a fábrica, localizada em Belém, e conversou com o dono da marca, Flávio Cruz. "Meu chocolate não é para todo mundo. Não que ele seja melhor que as pessoas. É porque tem essa identificação, essa visão de buscar uma alternativa saudável", destaca.
A partir da experiência de comer um chocolate orgânico, a engenheira de produção Ariana Ribeiro idealizou a C'alma Chocolate. Natural de Goiânia, ela é pioneira em fazer chocolates mais saudáveis na região, trazendo em suas barras as amêndoas do Pará e da Bahia. "O Brasil gosta muito de doce, mas tem um nicho de pessoas que já está preocupada com o que está comendo. Acho que a tendência é o mercado crescer", aposta a engenheira.
Com apenas dois anos de existência, a C'alma já tem reconhecimento internacional. Em 2022, ganhou medalha de bronze na categoria "Chocolate ao leite com inclusão" pela Academy of Chocolate de Londres. A barra premiada é a de chocolate ao leite intenso 55% com coco e café.
Agregando frutas e amêndoas paraenses aos chocolates, Fábio Sicília criou a Gaudens em 2007. Alguns produtos da marca que se destacam são o bacuri ao leite, cupuaçu ao leite, chocolate com farinha de tapioca e o brownettone.
A Cacauway também é uma das marcas de destaque, sendo a primeira fábrica de chocolate a surgir no Pará. O chocolate da marca não tem glúten e conservantes. O carro-chefe da fábrica é a barra de chocolate intenso 70%, que não leva leite na sua composição. Também há opções crocantes dessa barra, que levam chia, linhaça ou gergelim.
A marca Filha do Combu também estava no evento. O Vida&Arte visitou a fábrica, localizada na Ilha do Combu. Lá é possível passear pela floresta entre cacaueiros, pés de açaí, cupuaçu, pupunha, dentre outras árvores amazônicas, além de conhecer as etapas de fabricação do chocolate da Filha do Combu, marca idealizada por Izete dos Santos Costa, a dona Nena.
Desde 2006, a paraense promove resgate da cultura e tradições ribeirinhas, produzindo diversos alimentos naturais, como a barra 100% cacau, a barra de chocolate rústica e nibs de cacau.
A marca ChOr Chocolate, que vem de Ilhéus, Bahia, apresentou suas barras premiadas no festival. A versão ao leite 44% cacau foi eleita uma das dez melhores barras de chocolate do Brasil em 2020 pela revista Prazeres da Mesa. Já a opção dark milk 55% cacau recebeu o Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021 pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA), organização não governamental sediada em Paris.
"Nosso bioma do sul da Bahia tem uma peculiaridade, temos a Cabruca que é um sistema agroflorestal excelente para o cultivo do cacau, porque as árvores nativas maiores fazem a sombra que os cacaueiros tanto gostam", explica Luana Lessa, idealizadora da marca.
Para quem gosta de chocolate branco, uma ótima opção é a barra com cumaru, que é conhecido como a "baunilha amazônica", da Ascurra Chocolate. A marca recebeu o prêmio de melhor blend de cacau no Concurso Nacional de Qualidade de Cacau Especial do Brasil.
Leia mais em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2022/10/01/saudavel-e-sustentavel-conheca-novas-opcoes-de-chocolate.html
Comentários