5 dicas para não errar mais no churrasco de domingo

O segredo começa na escolha das carnes certas

Por Redação GQ

Seja um churrasqueiro pro com as dicas do Netão — Foto: Divulgação

No Dia do Churrasqueiro, Netão, um dos maiores especialistas do país, dá algumas dicas para a carne perfeita

Que o churrasco é uma paixão nacional, isso todo mundo sabe. Os brasileiros adoram um motivo para se reunir e comer, seja em aniversários com a família ou apenas com os amigos para curtir uma boa música e tomar uns drinks.

Para comemorar o Dia do Churrasqueiro, que acontece neste 30 de setembro, Domingos Netão, o Netão, como é conhecido, especialista em cortes especiais para churrasco e que atualmente está à frente da casa de carnes Bom Beef, traz cinco dicas para um churrasco perfeito.

“O segredo começa na escolha das carnes certas. Tem que ser uma peça fresca, com os cortes bem feitos, e temperos simples como: sal de parrilla com pimenta, que não alterem o sabor do corte escolhido, além de prestar atenção na temperatura da churrasqueira e o ponto ideal para servir”.

Confira, abaixo, todas as dicas:

Corte a carne enquanto ela estiver gelada

Desta forma o corte da carne ficará ainda mais preciso, e influencia na hora que for comer. O ideal é que o corte seja realizado no sentido contrário dos feixes da fibra, pois facilita a apreensão e mastigação da carne.

Além disso, é necessário aguardar de 10 a 15 minutos antes de colocá-la na brasa, pois quanto mais gelada a carne estiver mais difícil será para acertar o ponto.

Acenda a brasa com antecedência

É sempre necessário acender a brasa com antecedência, pois dessa forma a grelha fica mais quente e faz com que a carne doure com mais facilidade. Isso vale para todo o tipo de preparo, seja em churrasqueiras de brasa, elétricas, a gás ou até mesmo frigideiras e panelas, pois dessa forma a carne não perderá líquidos, ficando, assim, acinzentada.

Evite temperar a carne com sal grosso

Não existe ordem certa para fazer o tempero da carne. Sendo feito antes ou depois do preparo, o mais importante é se atentar com o tipo de sal que é usado. É preciso atenção na granulometria do sal, que precisa ser menor, pois isso afeta na hora da mastigação.

A melhor escolha para tempero seria o sal de parrilla, que permite total interação com as irregularidades da carne, salgando de maneira uniforme e gradual.

Evite utilizar objetos perfurantes no preparo

Para um churrasco perfeito é necessário não utilizar o garfo para virar a carne, pois cada vez que a carne é furada o ponto de suculência é perdido fazendo com que a carne fique seca.

Espere a carne descansar

O momento de corte é de extrema importância para um churrasco perfeito. Para dar ainda mais qualidade para carne é necessário dar um tempo de descanso antes de cortá-la, pois neste tempo de descanso ocorre a redistribuição da mioglobina, fazendo com que todas as fibras estejam suculentas.

https://gq.globo.com/lifestyle/gastronomia/noticia/2022/09/dia-do-churrasqueiro-dicas-netao.ghtml