Agatha Moreira na Glamour de julho/agosto: "Quem me acompanha sabe exatamente o que sou contra e o que sou a favor"

Qual foi a maior transformação que a pandemia trouxe para você?

Capa da edição de julho/agosto da Glamour, Agatha Moreira solta o verbo sobre posicionamento nas redes, vida a dois na pandemia e a volta de "Verdades Secretas"

RAFAELA FLEUR

Associada fixa dos Estúdios Globo desde 2012, quando estreou em Malhação, Agatha Moreira volta ao ar em Verdades Secretas 2 – agora loiríssima, aos 29 anos, transitando confiante no corpo da mulher que se tornou aos olhos do público. Hoje, pode-se dizer que ela é a personificação da espontaneidade – e aí está o seu grande trunfo –, mas nem sempre foi assim.

Lá em 2005, aos 13 anos, a menina que morava em Olaria, Zona Norte do Rio de Janeiro, era caladíssima. A timidez era sua característica mais marcante e também a mais desafiadora, já que a família (imensa e com mais de seis sobrenomes diferentes, vale ressaltar) queria que ela fosse modelo, carreira que iniciou ainda pré-adolescente.

Pouco tempo depois, seu passaporte já colecionava carimbos de Milão, Nova York, Miami, Seul, Tóquio... Tudo pronto para Agatha virar a world’s next top model, exceto por um imenso detalhe: esse nunca foi seu sonho. "Não era algo que me via fazendo pelo resto da vida. Decidi curtir essa fase até descobrir o que eu queria de fato", diz. A resposta veio aos 19 anos, quando, entre uma passarela e outra, ela fez uma aula de teatro e sentiu seu coração vibrar como nunca antes.

Apesar de ser prima da atriz Samara Felippo, jamais tinha pensado nessa possibilidade para si mesma. Demorou um tempinho até decidir que queria atuar. "O plano era juntar dinheiro para voltar ao Brasil e estudar interpretação, mas deu tudo errado", lembra Agatha. "Acabei passando no teste em Malhação e topei fazer, mesmo sem experiência. Vi o abismo e falei: beleza, vamos lá!" E, assim, estreou na Globo já como protagonista. Desde então, engatou uma novela por ano, sendo 2020, por motivos de pandemia, a única exceção.

Adorada pelas marcas (foi convidada pela Armani Beauty para apresentar o novo perfume My Way) e prestes a brilhar como a enérgica Giovanna na segunda temporada de Verdades Secretas – prevista para ir ao ar na TV Globo ainda este ano –, Agatha abraça suas vulnerabilidades na Glamour de julho/agosto e nos conta bastidores do relacionamento com Rodrigo Simas (em especial durante a pandemia) e estratégias para lidar com haters e com a pressão das redes sociais.

Aqui, revelamos um trecho dessa conversa: a íntegra está nas bancas, no Globo+ e no nosso Instashop, com entrega apenas para São Paulo, capital.

Qual foi a maior transformação que a pandemia trouxe para você? 

Tem sido uma fase de grande amadurecimento. Precisei exercitar muito o autocontrole, principalmente a autoanálise. Nunca discuti tanto comigo mesma, opinei, troquei de opinião. Tudo dentro da minha cabeça. Minha relação com o Rodrigo também mudou muito. Gritei para Deus e o mundo que jamais moraria junto na minha vida, só se eu estivesse louca. Aí veio a pandemia, ficamos juntos dentro de um apartamento e vimos que seria possível. Paguei a língua!

Falando nele, como lidar com essa projeção de relacionamento perfeito? Muita gente acha que vocês são um casal-modelo…

Eu espero, do fundo do meu coração, que as pessoas saibam que isso não existe. Há dias que você nem olha para a cara da pessoa, ou você estrangula ela! Isso é normal, é convívio intenso, não tem o que fazer. São vários momentos, várias sensações, e faz parte ser assim.

Como costumam lidar com os momentos delicados? 

Conversamos muito! Discutir a relação é chato, ninguém gosta, mas é a única maneira de resolver. Se não existe diálogo aberto, não existe nada em uma relação. Isso é algo que tenho com o Rodrigo, nunca tive em outros namoros, e é um ponto muito forte. Você precisa poder falar tudo com a pessoa, poder ser você sem restrições, dizer o que sente, o que pensa, mesmo que, às vezes, o outro não goste do que vai ouvir. Se não está bom para um, não está bom para o outro. Conversar é a chave, precisamos ser honestos.

E que tal voltar a atuar depois da pausa na pandemia - e entrar em contato com a Giovanna, de Verdades Secretas, seis anos depois?

Ela está vindo virada no Jiraya, com o pé derrubando três portas ao mesmo tempo! A equipe está incrível, as cenas estão lindas, a fotografia maravilhosa… Foi uma loucura viver isso de novo, a mesma novela, os mesmos personagens, tanto tempo depois. Quando me chamaram, entrei em desespero, achei que não ia conseguir, falei que não sabia mais como fazer. Surtei mesmo!

Algo mais sobre você que as pessoas ainda não sabem?

Gente, será? Sobre mim? Acho que não. Ou sim, calma… Eu tenho alergia a nuts, pipoca e vinho, ou seja, as três coisas que eu poderia sobreviver só consumindo. É um absurdo, mas fiquei assim só depois de adulta. Horrível!

Como é ser artista em um momento em que te cobram tantos posicionamentos? Confesso que lido superbem com isso, sou uma pessoa muito direta em relação aos meus posicionamentos. Quem me acompanha sabe exatamente o que sou contra e o que sou a favor, mas eu consigo acolher e compreender quem não se sente da mesma forma.

Posicionar-se é de extrema importância, principalmente se você é uma figura pública, mas não é fácil. Isso exige inteligência emocional, saúde mental e uma energia que talvez o outro não tenha naquele momento. E tudo ok, eu respeito isso.

O que pensa sobre cancelamento? Rola um medo de ser mal-interpretada por algum motivo? 

Eu sempre falei que a internet virou um culto à depreciação alheia, e isso não é de hoje. Penso nisso faz tempo, e as coisas só vêm piorando. Parece que existe um prazer muito grande em julgar o outro, em atacar. Como alguém perde seu tempo escrevendo um comentário maldoso para uma pessoa que nem conhece? Tenho dificuldades de compreender. Entendo os nervos estarem à flor da pele, por causa de tudo o que estamos vivendo, mas ninguém sabe o que está acontecendo do outro lado da tela. Estamos esquecendo do bom e velho amor ao próximo. E não podemos, né?

Para terminar, qual foi a última coisa que você leu ou assistiu que te deixou emocionada?

Para ser muito sincera, muito realista, a última coisa que me deixou impactada foi ver a edição de Verdades Secretas 2. Eu saí de lá em choque, chorei muito, me emocionei demais.

Direção de arte: Leticia Haag

Edição de moda: Fabiana Leite

Beleza: Liege Wisniewski (GROUPART)

Set design: João Arpi

Assistente de beleza: Ivana dos Santos

Assistentes de fotografia: Sidney Brito e Franklin Almeida

Assistentes de set design: Cleiton Ferezin, Diego Terçarioli e Matheus Vieira

Produção de moda: Kevin Tertuliano

Produção executiva: Octavio Duarte (ODMGT)

Assistente de produção executiva: Bruna Andrade

Manicure e camareira: Juliana da Silva

Agradecimentos: 3T Equipamentos e Estudio Damas

Tratamento de imagem: Bruno Rezende

https://revistaglamour.globo.com/Capas/noticia/2021/07/agatha-moreira-na-glamour-de-julhoagosto-quem-me-acompanha-sabe-exatamente-o-que-sou-contra-e-o-que-sou-favor.html