Feira reúne artesanato de diversos países em Santos

Artigos decorativos, doces e vestimentas típicas são alguns dos atrativos.

Anna Gabriela RibeiroDo G1 Santos

Perfumes da Tunísia, tapetes do Paquistão, acessórios do Peru ou pedras da África. É possível encontrar diversos artigos de diversos lugares do mundo na "Art Mundi" - Feira Mundial de Artesanato, que acontece em Santos, no litoral de São Paulo. A feira aposta na diversidade de objetos para atrair o público. São aproximadamente 160 estandes, de 20 países e 15 estados brasileiros, expondo produtos típicos de cada região.

É possível encontrar peças como tapetes, vasos, objetos decorativos, semi-jóias, sabonetes, essências, além dos tradicionais artesanatos, feitos de palha, madeira, jornais e outros materiais recicláveis. A organizadora do evento, Maria de Lourdes Makowiecky, ressalta as principais atrações da feira. "Além de artesanatos e acessórios, é possível encontrar pérolas cultivadas no Senegal, lustres da Turquia e bordados típicos de Minas Gerais. Os preços aqui são bem mais acessíveis", diz a organizadora.

A feira reúne desde a simplicidade de artesanatos confeccionados manualmente e, confeccionados com materiais simples, até a suntuosidade de peças típicas do Oriente Médio, como tapetes, quadros, esculturas e vasos. Entre os países, há expositores do Peru, Equador, Índia, Paquistão, Indonésia, África do Sul, Tunísia, Marrocos, entre outros. A cultura brasileira também está presente, representada por estados como Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Artesões locais apresentam objetos feitos de palha de milho, jornal, toalhas de renda, cobertas feitas de fuchico, bordados, além de doces caseiros, muitos provenientes das determinadas regiões.

Na ocasião, é possível degustar quitutes ou sentir o aroma de alguns dos muitos perfume da Tunísia, que são armazenados em vidros coloridos e modelados para virarem peças decorativas. A aposentada Helena Mirré, de 61 anos, aproveitou a ocasião para visitar os diversos estandes. " Estou encantada com a variedade de coisas, e como há coisas lindas, nem sei o que levar, gostaria de comprar algo típico de cada região", diz Helena. Já o comerciante Augusto Chaves afirma ter comprado alguns objetos para decorar a casa nova. " Tem muitos artigos de vários países aqui, gostei das peças da Indonésia e comprei uma mesa de centro para o novo apartamento", afirma Augusto.

Além da exposição de artigos, há praça de alimentação no local. A feira prossegue até o próximo dia 9, e acontece de segunda a sábado das 14h às 22h e aos domingos das 14h às 21h. O evento é realizado no Mendes Convention Center, que fica na avenida Francisco Glicério, 206. A entrada custa entre R$ 10 (inteira) e R$ 5 (crianças e idosos).