Bom Sinal e a Jodiesel: Transportes modernizam produção
Juazeiro do Norte. Inovações, investimentos em novas tecnologias e a criatividade fazem parte da trajetória de empresas que conseguem se destacar, além das fronteiras do Cariri. A Bom Sinal, instalada em Barbalha, traz um retorno de benefícios voltados ao meio ambiente, à economia e ao desenvolvimento socioeconômico do Estado.
O setor de transportes ganha fôlego também no segmento de caminhões, com a Jodiesel, que se sobressai como uma das maiores revendas da Volkswagen do Ceará e uma das quatro maiores da região Nordeste.
Com isso, o Cariri mostra a sua pujança nos setores de desenvolvimento, além de comercial, também industrial. Durante este ano, a Bom Sinal já começa com a fabricação de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) para as cidades de Fortaleza, Natal e João Pessoa. O empreendimento gera, diretamente, 250 empregos.
Fundada em 1998, a Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda tem o objetivo de projetar e sustentar o futuro nas suas mais diversas áreas de atuação. A empresa possui duas filiais, uma em Botucatu, no Estado de São Paulo, e outra em Fortaleza. Instalou-se inicialmente na cidade do Crato, onde começou suas atividades com a fabricação de mobiliário hospitalar, poliesportivo e também escolar.
Posteriormente, mudou-se para a cidade de Barbalha, onde está até hoje. A Bom Sinal está presente hoje em diversos Estados do País, com seus produtos de mobiliário escolar, esportivo e hospitalar e também se destaca como a única empresa brasileira a produzir o sistema modal de VLTs no Brasil.
Além do Ceará, Estados como Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Maranhão ainda recebem os VLTs produzidos pela Bom Sinal. A empresa passou a ser referência mundial na sua área de atuação.
Devido à crescente demanda por transportes ferroviários de massa, pôde-se observar uma oportunidade de novos negócios na área de fabricação de veículos, pois as grandes cidades já estão saturadas de carros e ônibus em suas vias rodoviárias. Com isso, a Bom Sinal passou a atuar com um moderno meio de transporte que permite aos planejadores repensarem os espaços urbanos, revitalizarem o meio arquitetônico e contribuírem para o crescimento das cidades, sem impactos ambientais.
Valores
O diretor da Jodiesel Caminhões, Johnson Mota Luciano, empresa criada no Cariri em 2000 e que hoje tem uma filial na cidade de Iguatu, destaca a importância do Prêmio Contribuintes. Para ele, tem um grande significado. A empresa foi agraciada nos últimos três anos.
"Esses valores, como o nosso faturamento, são revertidos em obras para o crescimento do Estado e da região. É gratificante, porque acaba sendo um destaque de um trabalho que vem sendo realizado e que promove crescimento", afirma o empresário.
Para ele, o importante é contribuir de forma que todos fiquem satisfeitos, na parte de empregador e empregado, e difundir o nome da empresa. Essa foi uma grande conquista. São 72 funcionários diretos, com uma filial na cidade de Iguatu, desde 2010.
Para ele, o destaque no Prêmio Contribuintes, por três anos seguidos, é uma maneira de atuar dentro da formalidade e da legalidade, e isso depende de organização e controle. "É sinônimo de crescimento. Uma empresa que vem conquistar o mercado tem que ter perseverança e qualificação e, com isso, se chega à competência", explica ele.
ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER
Comentários