Concessionárias esperam alta de 3% nas vendas em 2013
Folhapress
Depois de registrar um novo recorde em 2012, as vendas de carros e comerciais leves devem crescer com menor intensidade neste ano.
A previsão da Fenabrave (associação das concessionárias) é de um avanço de 3% em 2013, para 3,743 milhões de unidades. Em 2012, foram 3,534 milhões de carros e comerciais leves, um crescimento de 6,1%.
A perspectiva de desaceleração no ritmo de crescimento acontecerá neste ano como reflexo do retorno ao patamar normal da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidente sobre os modelos.
O incentivo fiscal foi concedido no primeiro semestre de 2012 e estendido até o final do ano. Em dezembro, o governo anunciou o retorno gradual das alíquotas durante o primeiro semestre até atingir o patamar normal em julho.
As projeções para o ano indicam também uma forte retomada ao setor de caminhões. As vendas devem ser 16% superiores aos níveis registrados em 2012.
No ano passado, o segmento registrou queda de 20% devido à entrada de nova tecnologia que encareceu os produtos e provocou antecipação de compras no ano anterior.
Comentários