Aneel anuncia bandeira verde na tarifa de energia para abril
A medida indica que não haverá cobrança extra na taxa de energia aplicada na conta do consumidor
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a continuidade da bandeira verde para o mês de abril, devido às boas condições de geração de energia. Tendência deve continuar nos próximos meses
MP Michelle Portela
(crédito: Ronaldo de Oliveira/CB)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a continuidade da bandeira ver para o mês de abril, devido às boas condições de geração de energia. A medida indica que não haverá cobrança extra na taxa de energia aplicada na conta do consumidor, cenário que permanece desde abril de 2022 e, de acordo com o divulgado pela agência, mantém-se provável para 2023.
A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN) — que conecta usinas aos consumidores —, e reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas.
Já o sistema de bandeiras tarifárias é o mecanismo da Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. Se o custo da produção aumentar, a agência pode acionar as bandeiras amarela e vermelha 1 ou 2, que representam taxa extra ao consumidor.
"A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. Em 28 março de 2023, o SIN atingiu o nível de 85,1% de armazenamento e os principais reservatórios do país ainda apresentam tendência de elevação, diante da manutenção do aporte de energia hidráulica em patamares igualmente elevados", diz a nota da agência.
Ainda de acordo com o divulgado pela agência, a previsão é de que o período úmido se encerre com alto grau de armazenamento nas hidrelétricas (patamares próximos a 90%). "Essa condição traz uma perspectiva otimista para a composição da oferta de energia também durante o período seco", informam.
https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/04/5085267-aneel-anuncia-bandeira-verde-na-tarifa-de-energia-para-abril.html
Comentários