Artesã cria 'mesa da honestidade' para vender trabalho nas ruas e vê lucro triplicar: 'Me surpreendi'
Artesã movimenta três vezes por semana 'a mesa da honestidade' nos Bairros de Santos-SP
Por Isabella Lima, G1 Santos
'Mesa da honestidade' montada por artesã confia em cliente para fazer compra sozinho em bairros de Santos, SP — Foto: Arquivo pessoal
Aline deixa os laços infantis que produz à venda sozinhos em uma mesinha em frente a estabelecimentos de Santos (SP), com uma caixinha para o próprio cliente colocar o valor do artesanato e pegar o troco, caso precise.
A artesã Aline Ketline Mendes viu o lucro triplicar com uma iniciativa diferente: a 'mesa da honestidade'. Três vezes por semana, ela deixa os laços infantis que produz à venda em uma mesinha em bairros movimentados de Santos, no litoral de São Paulo, junto com uma caixinha para o cliente colocar o dinheiro da compra, e pegar o troco, caso precise. Após deixar o produto, ela sai e vai fazer suas coisas, confiando na honestidade das pessoas.
Em entrevista ao G1 neste domingo (29), ela contou que foi essa confiança na honestidade dos clientes que fez com as vendas crescessem muito, mesmo em meio à pandemia. A artesã relata que a produção dos laços começou há três anos, quando descobriu que estava grávida de uma menina e resolveu pesquisar sobre o produto.
"Fiquei apaixonada pelos laços, mas na época era caro para mim, então resolvi entrar no YouTube e aprender a fazer os meus próprios laços para a minha filha. Comprei o material e comecei a produzir, até então não sabia que tinha mão para o artesanato, descobri fazendo os laços", relembra Aline.
Desde então, ela passou a vender os laços, colocando o nome do negócio de 'Laços da Camilly', em homenagem à filha, e criando muito amor pelo que faz. Mas, com a pandemia, conta que as vendas nas ruas diminuíram muito.
"Eu tinha visto uma reportagem de que isso [mesa de honestidade] é normal na Europa. E, como na pandemia as vendas na rua ficaram proibidas, resolvi acreditar na honestidade das pessoas e testei uma vez. Quando cheguei a noite no local, achando que não teria nem laços e nem dinheiro na mesa, me surpreendi com a caixinha cheia de dinheiro e com todos os laços vendidos", conta.
O resultado positivo foi um incentivo para que ela continuasse com a ação, montado a 'mesa da honestidade' três vezes por semana, até hoje, na frente de parques, padarias e restaurantes. E a iniciativa triplicou o faturamento das vendas dos laços feitos pela artesã, fazendo com que atualmente, com a ajuda do marido, 100% da renda da família seja com os laços.
"As vendas com a 'mesa da honestidade' não só aumentaram nas ruas, como também por meio das redes sociais, porque a ação acabou virando propaganda, já que muitas pessoas se surpreendem, gostam, e compartilham nos perfis pessoais, fazendo com que eu tenha diversas encomendas. Além disso, muitas pessoas que não compram, acabam mandando foto do meu trabalho que veem na rua para aquela amiga que tem filha", destaca Aline.
De acordo com ela, os clientes adoram a confiança que ela deposita neles com a ação, e recebe mensagens diariamente com elogios sobre a iniciativa. Aline ainda relata que são poucas as pessoas que levam os laços sem pagar, ou pagam um valor menor do que ela deixa escrito no papel, mas que acredita que são as pessoas que realmente não têm condições financeiras que fazem isso. "Mas quando há esses casos, acaba compensando com pessoas que pagam e não pegam o troco. Nunca tive prejuízo."
Para ela, a iniciativa foi um enorme aprendizado de o quanto há pessoas boas e honestas em todo o lugar, e de como é preciso ter esperança em boas ações.
"A 'mesa da honestidade' é uma medida transformadora no momento em que vivemos, com tanta corrupção no país. Ela traz esperança, porque quando os clientes compram ou veem a mesinha lá eles pensam 'o Brasil tem seus problemas mas as pessoas honestas vão mudar isso'. E foi muito importante para mostrar que o povo brasileiro é 99% honesto, só há uma parcela pequena de desonestos nesse país, e até eu me surpreendi com a honestidade, foi importante para eu descobrir isso", finaliza.
https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2021/08/29/artesa-cria-mesa-da-honestidade-para-vender-trabalho-nas-ruas-e-ve-lucro-triplicar-me-surpreendi.ghtml
Comentários