Guia financeiro para você conquistar o seu primeiro imóvel em Fortaleza

Aprenda estratégias para economizar e conquistar o sonho da casa própria

Imagem: Pixabay

Aprenda estratégias para economizar e conquistar o sonho da casa própria 

Como em qualquer grande projeto, uma experiência de compra de uma casa bem-sucedida tem tudo a ver com acertar os detalhes do início ao fim. E seguir algumas dicas podem ser um passo essencial para quem está comprando uma casa pela primeira vez. 

Isso ajudará o comprador de primeira viagem a navegar no processo, economizar dinheiro e fechar o melhor negócio possível. Por essa razão, acompanhe alguns pontos essenciais que separamos neste post, para que você o utilize como guia financeiro para você conquistar o seu primeiro imóvel com sabedoria. Confira a seguir! 

1. Comece a economizar cedo 

Aqui estão os principais custos a serem considerados ao economizar para uma casa. Pagamento inicial: sua exigência de pagamento inicial dependerá do tipo de hipoteca que você escolher e do credor. Alguns empréstimos convencionais destinados a compradores de casas pela primeira vez com crédito excelente permitem apenas 3% de redução . Mas mesmo um pequeno pagamento inicial pode ser difícil de economizar. Por exemplo, um adiantamento de 3% em uma casa de R$ 300.000 é R$ 9.000. Use uma calculadora de adiantamento para decidir uma meta e, em seguida, configure as transferências automáticas de cheque para poupança para começar. Custos de fechamento: são as taxas e despesas que você paga para finalizar sua hipoteca e normalmente variam de 2% a 5% do valor do empréstimo. Você pode pedir ao vendedor para pagar uma parte de seus  custos de fechamento e pode economizar em algumas despesas, como inspeções residenciais, comprando ao redor. Despesas de mudança: você precisará de algum dinheiro após a compra da casa. Reserve algum dinheiro para reparos domésticos imediatos, reformas e móveis. 

2. Decida quanto casa você pode pagar 

Descubra quanto você pode gastar com segurança em uma casa antes de começar a fazer compras. Procure definir uma faixa de preço com base em sua renda, dívida, entrada, pontuação de crédito e onde você planeja morar. Aliás,  verifique e fortaleça o seu crédito. Sua pontuação de crédito determinará se você se qualifica para um pedido de financiamento e afetará a taxa de juros oferecida pelos credores. Para isso, busque ter suas contas em dia e mantenha o saldo do cartão de crédito o mais baixo possível. Mantenha os cartões de crédito atuais abertos. Fechar um cartão aumentará a parte do crédito disponível que você usa, o que pode diminuir sua pontuação. 

3. Escolha um agente imobiliário com cuidado 

Um bom agente imobiliário irá vasculhar o mercado em busca de casas que atendam às suas necessidades e orientá-lo durante o processo de negociação e fechamento. Obtenha referências de agentes de outros compradores de casa recentes. Entreviste pelo menos alguns agentes e solicite referências. Ao falar com corretores em potencial, pergunte sobre a experiência deles ajudando compradores de imóveis residenciais pela primeira vez em seu mercado e como eles planejam ajudá-lo a encontrar uma casa.

4. Escolha o tipo certo de casa e bairro 

Avalie os prós e os contras dos diferentes tipos de casa, de acordo com seu estilo devida e orçamento. Um apartamento ou a compra de um apartamento à venda em Fortaleza pode ser mais acessível do que uma casa pronta em condomínio, mas as paredes compartilhadas com os vizinhos significam menos privacidade. Não se esqueça de fazer um orçamento para as taxas de associação de proprietários ao comprar condomínios e residências urbanas ou casas em condomínios planejados ou fechados. 

5. Atenha-se ao seu orçamento 

Outra opção a considerar é comprar um fixador superior - uma casa que precisa de reparos. Esses imóveis geralmente são vendidos por menos por metro quadrado do que as casas prontas para morar. No entanto, pode ser necessário um orçamento extra para reparos e reformas. Os financiamentos de locais que precisam de renovação cobrem o preço da casa e o custo das melhorias em um empréstimo – mas fique atento às taxas de juros!

Pense em suas necessidades de longo prazo e se uma casa inicial ou uma  casa permanente as  atenderá melhor. Se você planeja começar ou expandir sua família, pode fazer sentido comprar uma casa com espaço extra para crescer. Verifique cuidadosamente os bairros potenciais. Escolha um com as comodidades que são importantes para você e teste o trajeto para o trabalho na hora do rush.

Um credor pode oferecer um empréstimo a você mais do que o que é confortavelmente acessível, ou você pode se sentir pressionado a gastar fora de sua zona de conforto para superar a oferta de outro comprador. Para evitar estresse financeiro no futuro, defina uma faixa de preço com base no seu orçamento e, em seguida, cumpra-a. Observe as propriedades abaixo de seu limite de preço para ter alguma margem de manobra para licitar em um mercado competitivo. Evite deixar que a ansiedade ou pressões externas definam suas decisões: tenha seus propósitos sempre em primeiro plano!

6. Negocie com o vendedor 

Você pode economizar dinheiro pedindo ao vendedor que pague pelos reparos antecipadamente ou abaixe o preço para cobrir os custos dos reparos que você terá que fazer mais tarde no apartamento para comprar que você deseja. Você também pode pedir ao vendedor que pague parte dos custos de fechamento. Mas lembre-se de que os credores podem limitar a parte dos custos de fechamento que o vendedor pode pagar. Seu poder de negociação dependerá do mercado local. É mais difícil negociar com rigor quando há mais compradores do que casas à venda. Trabalhe com seu corretor de imóveis para entender o mercado local e traçar estratégias adequadas. Lembre-se de definir muito bem suas margens de gastos e faça tudo conforme sua capacidade financeira. Depois de ter seu primeiro imóvel, você poderá planejar um upgrade, sempre de acordo com as suas possibilidades!

Gostou destas dicas para conquistar a tão sonhada compra do primeiro imóvel? Aproveite e compartilhe este post em suas redes de relacionamento, para que mais pessoas saibam estratégias financeiras para conquistar sua primeira aquisição imobiliária com sucesso!