Quase nove mil novas empresas são criadas em outubro no Estado

A presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, destaca que, muitos cearenses tiveram ideias inovadoras e executaram o plano de negócios

Legenda: Ramo de comércio varejista de vestuário e acessórios lidera entre novas empresas no Estado - Foto: Kid Júnior

Escrito por Redação

Segundo os dados do Ministério da Economia, mesmo com pandemia, o Ceará vem apresentando mais aberturas que fechamento de negócios. As microempresas são responsáveis por mais de 99% dos novos registros

O Ceará ganhou 8.935 novas empresas em outubro, segundo os dados do Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia. O Estado ainda registrou o fechamento de 2.538 negócios no período, totalizando um saldo positivo de 6.397 novas empresas no mês passado.

A presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, destaca que, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, muitos cearenses tiveram ideias inovadoras e executaram o plano de negócios. "Alguns empreendedores, mesmo com esse período conturbado, tiveram algumas ideias inovadoras. E o ambiente facilitado de formalização que nós temos ajudou nisso".

Segundo ela, a Rede Sim, sistema que integra todos os órgãos participantes do processo de abertura de uma empresa, tem sido um dos principais alavancadores do empreendedorismo durante a pandemia. "Esse serviço, que está no ar desde 2017, continuou disponível ao empreendedor durante a pandemia, possibilitando essa abertura rápida e fácil pelas plataformas digitais".

Microempresas

Os novos Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica (CNPJs) correspondem essencialmente a microempresas. Essa categoria é responsável por 99,71% das empresas abertas, sendo 7.052 de Microempreendedores Individuais (MEI).

"O MEI é uma figura mais específica, rápida e barata. São atividades que antes não formalizadas. Agora, com a formalização, os empreendedores passam a ter segurança tanto do ponto de vista jurídico quanto da seguridade social", afirma.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, também aponta que a predominância desse porte de empresa é algo natural, assim como o destaque dos segmentos de comércio e serviços, que hoje representam cerca de 77% da economia cearense.

Segundo o Mapa de Empresas, entre os negócios abertos no Estado em outubro, as atividades com mais registros foram comércio varejista de vestuário e acessórios (660), seguido pelo de promoção de vendas (386) e pelo comércio varejista em geral, com predominância de produtos alimentícios (342), além de restaurantes e similares (324) e cabeleireiros e manicures (304).

Tempo de abertura

Ainda no âmbito da simplificação dos processos, o Ministério da Economia revela que o tempo médio de abertura de empresa no Ceará é de 3 dias e 19 horas. A presidente da Jucec, no entanto, aponta que, levando em consideração o monitorando interno do órgão, esse tempo cai para 2 dias e 28 minutos.

"Isso porque o Ministério leva em consideração todos os órgãos de registro, incluindo os de sociedade simples e a Jucec. Para empresas mercantis esse tempo é ainda menor que o indicado pelo Governo Federal", esclarece.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/quase-nove-mil-novas-empresas-sao-criadas-em-outubro-no-estado-1.3009386