Covid-19 desemprega 7 mil pessoas de bares e restaurantes do Maranhão

Bares, restaurantes e praças de alimentação se preparam para reabrir as portas na 4ª etapa das medidas de flexibilização

Negócios do setor de bares e restaurante tiveram forte impacto durante a pandemia do coronavírus no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Globo

Maranhão já teve 7 mil demissões em bares e restaurantes devido a pandemia do coronavírus

Ao todo, 30% dos negócios do setor faliram e não voltam mais, segundo o sindicato dos empresários.

Por Sidney Pereira, TV Mirante — São Luís

Durante a pandemia do novo coronavírus, 30% dos negócios no setor de bares e restaurantes faliram no Maranhão, segundo o sindicato dos empresários. Ao todo, foram mais de 7 mil demissões no setor.

"Fizemos a suspensão de contrato de metade da equipe porque realmente não havia demanda de trabalho, então não tínhamos condições de absorver a equipe toda", afirmou a empresária Diana Pinto.

Atualmente, bares, restaurantes e praças de alimentação que conseguiram sobreviver estão se preparando para reabrir as portas na 4ª etapa das medidas de flexibilização das atividades econômicas no Maranhão, que já começam a valer no sábado (27).

"Vamos voltar reduzidos, com uma capacidade menor. Nós estávamos praticamente três meses fechados, mas isso nos dá esperança de poder continuar porque muitos dos estabelecimentos que fecharam não vão voltar", afirma o empresário João Torres.

São Luís está na quarta semana com queda sustentada de novos casos de Covid-19. Para os pesquisadores, é uma indicação de que o pico da pandemia já foi ultrapassado na capital.

"A gente pode dizer hoje que esse primeiro pico passou. Agora, se o pior já passou, não dá para dizer, porque a gente não tem ideia se a gente vai ter um segundo pico ", afirmou o epidemiologista da UFMA, Antônio Augusto.

"Vamos estar de olho na curva de contaminação, na ocupação de leitos, na ocupação das UTIs e, principalmente, na taxa de letalidade do estado do Maranhão para continuar essa reabertura ou voltar ao isolamento, se for o caso", afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

Maranhão amplia flexibilização das atividades econômicas

Casos de Covid-19 no Maranhão

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão chegou a 73.314 casos confirmados do novo coronavírus. O boletim epidemiológico apresenta também 1.836 mortos pela doença e 51.911 curados da Covid-19.

Nas últimas 24h, foram registrados 1.293 casos novos no estado e 39 mortes foram confirmadas em 14 municípios. Dos casos novos, 63 foram na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 68 em Imperatriz e 1.162 nos outros municípios.

As mortes foram confirmadas em Bacuri Santa Helena, Arame, Turiaçu, Barra do Corda, São Mateus, Bacabal, Lago da Pedra, Guimarães, Paço do Lumiar (2), Imperatriz (4), São José de Ribamar (4), Santa Inês (9) e São Luís (11).

O Maranhão segue com três municípios sem nenhum registro de infecção pelo novo coronavírus, segundo a SES: Loreto, Lagoa do Mato e São Félix de Balsas.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2020/06/25/maranhao-ja-teve-7-mil-demissoes-em-bares-e-restaurantes-devido-a-pandemia-do-coronavirus.ghtml