Iguatu A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem, chuva em 18 municípios do Ceará. As precipitações foram concentradas na região Sul do Estado. A maior ocorreu em no Sítio Saco, em Porteiras, com 103 milímetros. Neste mês, as ocorrências caracterizam-se por serem localizadas. Mesmo assim, alguns produtores estão animados e já começam a preparar a terra para o plantio de sequeiro, esperando o início da quadra invernosa, na região do Cariri cearense.
Os agricultores já estão preparando a terra e esperam por um bom inverno. Muitos mostram-se preocupados, caso as chuvas não cheguem com regularidade até o fim de fevereiro, as dificuldades aumentarão
"Essas precipitações no Sul do Estado são típicas do período de pré-estação invernosa e foram decorrentes de uma zona de convergência de umidade e de um cavado de altos níveis", explicou. "Esse modelo tende a permanecer nas próximas 48 horas e pode provocar novas chuvas".
Além do Sul do Ceará, a Funceme também prevê para este fim de semana chuva na faixa litorânea (Norte do Estado). "Há possibilidade, embora de menor intensidade", disse ela.
Sobre o cenário para a quadra invernosa, Deysiane Quaresma reafirmou que a Funceme vai divulgar no próximo dia 25 às 9 horas, a previsão oficial com prognóstico para 2013. "Vamos aguardar, pois até lá vamos aprofundar análise dos dados de temperatura dos oceanos e outros fatores e condicionantes".
A Funceme promoverá nos dias 22 e 25 de janeiro, o 15º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, onde estarão reunidos pesquisadores das instituições meteorológicas dos estados no Nordeste brasileiro, além de representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de centros de estudos e análises climáticas.
As condições de temperatura da superfície dos oceanos Pacífico e Atlântico são monitoradas com regularidade. O Pacífico apresenta uma neutralidade, ou seja, ausência de fenômenos El Niño ou La Niña. O Inpe previu para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) um quadro desfavorável de ocorrência de chuva para o sertão cearense em torno de 40% de probabilidade para ficar abaixo da faixa normal para o período.
O sertão cearense enfrenta uma das piores secas dos últimos 40 anos. A estiagem vem provocando enormes prejuízos para o setor agropecuário. Na região de Brejo Santo, segundo a Ematerce, há estimativa de morte de mais de três mil animais. Na região Centro-Sul, o levantamento mostra que, pelo menos, 500 bovinos já morreram em decorrência de fome.
Os criadores estão preocupados e caso as chuvas não cheguem com regularidade até o fim de fevereiro, em março a grande maioria não terá mais estoque de ração e de milho para alimentar os animais.
Limite
"Esse é um dos períodos mais críticos, pois a estiagem vem se prolongando desde o ano passado", observou o gerente regional da Ematerce, Joaquim Virgulino Neto. "Os produtores estão no limite", adverte.
Alguns agricultores, ainda em pequena quantidade, já começaram a preparar a terra para o plantio das culturas tradicionais de sequeiro (milho e feijão). "É preciso acreditar que o tempo vai mudar e que as coisas vão melhorar", disse o produtor rural, Francisco Pedro Vieira. "Se houver outra seca será um desastre total", prevê.
A terra permanece seca e sem pastagem natural. Os pequenos reservatórios já secaram. Não há pastagem nativa, pois as chuvas verificadas nas duas últimas semanas foram de baixa pluviometria e localizadas. A esperança dos agricultores é que até o início de fevereiro, as condições climáticas mudem e ocorram precipitações no sertão cearense.
CHUVAS NO CEARÁ
Municipio mm
Porteiras....................................................103
Jati................................................................50
Araripe........................................................42
Missão Velha............................................37
Penaforte..................................................26
Abaiara.......................................................25
Crato............................................................22
Brejo Santo..............................................14
Milagres.....................................................13
Barbalha....................................................13
Fonte: Funceme
Mais informações
Funceme - Fortaleza
(85) 3101. 1117
Avenida Rui Barbosa, 1.246
Bairro Aldeota
Site: http://www.funceme.br
HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
Comentários