Ceará tem a menor taxa de desemprego da série histórica aponta pesquisa da Pnad

O estado também tem a menor taxa da região Nordeste

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará mantém a geração de empregos e encerrou 2025 com a menor taxa da série histórica, com resultado de 5%, a taxa de desemprego do Ceará no quarto trimestre de 2025 é a menor desde 2014, o instituto acrescenta ainda que o Ceará tem a menor taxa dos estados da região Nordeste, está no mesmo patamar do Brasil (5,1%).

A população ocupada do Ceará chegou a 3,756 milhões de pessoas, 119 mil a mais que no mesmo período do ano passado. O nível de ocupação, que representa o percentual de ocupados na população em idade de trabalhar, chegou a 49,5%, também superior ao do mesmo trimestre de 2024. Importante destacar o crescimento de empregados no setor privado, com carteira, que saiu de 961 mil para 1.035 mil (uma elevação de 74 mil).

Na pesquisa, Pnad revela a elevação do rendimento médio mensal real habitual de todos os trabalhos registrando crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando o valor de R$ 2.429,00.

Silva Neto – Por Pesquisa do IBGE