Fortaleza vence o Ferroviário novamente por 2 a 0 e confirma vaga na final do Cearense

Com o triunfo, o time comandado por Thiago Carpini aguarda agora o resultado de Ceará e Floresta

Com o triunfo, o time comandado por Thiago Carpini aguarda agora o resultado de Ceará e Floresta, que duelam neste domingo, 22, às 18h, para conhecer seu adversário na final do Estadual 

21/02/2026 

Elenco do Fortaleza comemora gol marcado contra o Ferroviário / Crédito: LUCAS EMANUEL/AGIF /ESTADÃO CONTEÚDO 

O Fortaleza voltou a vencer o Ferroviário, no início da noite deste sábado, 14, no Estádio Presidente Vargas, por 2 a 0, pelo jogo de volta das semifinais e confirmou sua ida à grande decisão do Campeonato Cearense 2026. Os gols da partida foram marcados por Lucas Sasha e Pochettino. No agregado, a soma dos placares ficou em 4 a 0 para o Leão.

Com o triunfo, o time comandado por Thiago Carpini aguarda agora o resultado de Ceará e Floresta, que duelam neste domingo, 22, às 18 horas, para conhecer seu adversário na final do Estadual. O Alvinegro venceu o primeiro embate por 3 a 0 e pode ser derrotado por até dois tentos de diferença para conquistar sua classificação.

Fortaleza x Ferroviário: como foi o jogo

A primeira jogada ofensiva que gerou perigo real se deu após a virada de jogo de Mailton, da direita para a esquerda, aos seis da primeira etapa. A bola encontrou Luiz Fernando, que finalizou de primeira, no meio do gol. O goleiro Sivaldo rebateu e a defesa do Tubarão afastou. Na sequência, um minuto depois, GB, estreante da tarde, recebeu bola na área após rebatida e serviu Lucas Sasha. O volante tricolor fez bonito giro e chutou rasteiro de perna esquerda no contrapé do arqueiro coral para abrir o placar no PV.

Após o gol, o Ferroviário não se abateu e tentou pressionar o Leão. Aos 13, Jeffinho invadiu a área leonina e finalizou forte cruzado, a bola explodiu na trave. No rebote, Bryan, livre de marcação, chutou para longe do gol. Em mais uma chegada do time comandado por Nuno Pereira, aos 23, o esquadrão da Barra do Ceará construiu jogada pela direita, Ramires cruzou à meia altura, a bola passou pela defesa tricolor e ficou à feição de Jeffinho. No entanto, o atacante não conseguiu finalizar após disputa com o beque Luan Freitas.

O Tricolor do Pici voltou a chegar com perigo aos 30 minutos, quando Mailton, principal destaque do Fortaleza até aqui na temporada, chutou cruzado, e a bola que encontraria GB foi desviada pela linha de fundo por defensor do Ferrão. Na reta final, o time coral ameaçou mais uma vez o arqueiro Brenno. Em bola parada, levantada para a área, a equipe do Pici cortou, e Luan, que ficou com o rebote, cruzou para Jeffinho, o atacante cabeceou no meio para tranquila defesa do goleiro paulista de 26 anos.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Fortaleza controlava a posse de bola e, sempre que acelerava alguma jogada, chegava impondo dificuldades. Apesar da superioridade, o time comandado por Thiago Carpini não criou nenhuma chance clara para ampliar o placar.

A segunda etapa da partida iniciou sem tantas emoções. O jogo era truncado e com pouca criatividade técnica. Até que, o autor do primeiro gol do duelo, Sasha, dividiu bola ao lado esquerdo de defesa do Tubarão e, ao ficar com ela, serviu o meia-atacante Tomás Pochettino — o argentino anotou o seu 20º tento com a camisa vermelho, azul e branca e o terceiro na temporada, empatando na artilharia leonina com o recém-transferido para o Boca Juniors-ARG, Adam Bareiro —, que na entrada da área, chutou rasteiro no canto direito do goleiro Sivaldo. O Tricolor ampliava o placar para 2 a 0, aos 12 do segundo tempo, e dava números finais ao jogo.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/campeonato-cearense/2026/02/21/fortaleza-vence-o-ferroviario-novamente-por-2-a-0-e-confirma-vaga-na-final-do-cearense.html