Modelo de gestão do Sisar será apresentado em 70 municípios do Nordeste

Projeto realiza ações educativas em localidades que receberam obras de sistemas simplificados de água da Funasa

Referência de autogestão e sustentabilidade no estado do Ceará, o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), implantado na comunidade de Brejinho, em Araripe, será apresentado em 70 municípios do Nordeste. A ação faz parte do projeto Proágua Rural, desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

“O projeto realiza ações educativas em localidades que receberam obras de sistemas simplificados de água da Funasa. No Ceará, a comunidade de Brejinho foi escolhida e é a única, no âmbito do projeto, que possui o modelo de gestão do Sisar implementado. Foi importante conhecer o modelo para que a equipe possa replicar e levar como referência para os outros municípios parti-cipantes”, explica Alyne Lima, técnica em operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e bolsista do projeto.

O gerenciamento do sistema de água da comunidade, assim como dos 164 municípios atendidos pelo Sisar, acontece de forma compartilhada juntamente com as associações comunitárias, e tem como objetivo garantir qualidade de vida para a população rural.

“Apenas implantar os sistemas de abastecimento não é o suficiente, então as capacitações com foco em Educação, Tecnologia e Gestão são extremamente importantes para promover a susten-tabilidade nas comunidades”, finaliza Alyne.

Atualmente o projeto se encontra na segunda fase, chamada de bloco de validação. Em Brejinho, os encontros aconteceram nos dias 7 e 8 de fevereiro, onde foram apresentados e debatidos os cuidados intradomiciliares com a água, a importância do processo de cloração e educação ambiental. A próxima etapa consiste na apresentação e reprodução do sistema nos outros municípios participantes.

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/FMfcgzGxRndfcwkWxtvCVVbTzNhphTFB