Governo do Ceará entrega Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

A nova unidade atenderá, preferencialmente, 550 mil cearenses dos 20 municípios da região

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil Texto

Tatiana Fortes Fotos

O Governo do Ceará entregou nesta quinta-feira (25), o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. Com essa entrega, proporciona à população de todas as cinco regiões de saúde o acesso a hospitais regionais de alta complexidade. A inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e do secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha. A nova unidade atenderá, preferencialmente, 550 mil cearenses dos 20 municípios da região, e é um marco para a descentralização da assistência de qualidade e para a consolidação da Plataforma de Modernização da Saúde.

“A região ganha hoje o que há de melhor em unidade hospitalar no país. Aliás, o Ceará é reconhecido como Estado que tem uma das melhores estruturas públicas de saúde do Brasil. Isso quem está dizendo é o Banco Interamericano de Saúde. Mas eu sei que o Estado precisa fazer muito mais, mas nós já lançamos o projeto Cuidar Melhor, o programa Cirurgia 24 Horas, pois a pandemia reteve muito dessas cirurgias eletivas, por isso colocamos R$ 100 milhões a mais para zerar as filas de cirurgias eletivas no Ceará. Inclusive, esse hospital aqui fará cirurgias eletivas. Esse hospital vai atender à região, muitas vezes as pessoas tinham de ir à Fortaleza, o objetivo do Estado é que 90% das demandas de saúde das próprias regiões sejam atendidas nos hospitais regionais”, ressaltou o governador, que informou também que a contratação dos profissionais beneficiou os moradores da região.

O HRVJ se integra à Rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de alta complexidade nas Regiões de Fortaleza, Cariri, Norte e Sertão Central. Localizado no Km 190 da rodovia BR-116, no município de Limoeiro do Norte, o novo Hospital ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²) e contará, inicialmente, com 60 leitos de internação/enfermaria nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e psiquiatria, 10 leitos de UTI e cinco leitos de apoio, além de centro de imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética.

Para a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o momento é de celebrar essa entrega tão importante. “É um equipamento que vai salvar vidas, e vai proporcionar mais conforto para a população. Governador Santana é um homem de compromisso, mas que conta com a colaboração de tantos, pois uma das coisas que o nosso governo consegue é agregar forças, e colaboração. Temos tantas pessoas aqui presentes, deputados estaduais e um federal, e teve apoio do então senador Eunício Oliveira, que contribuiu muito naquele momento com a liberação de recursos. Agora temos de agradecer também aos responsáveis pela obra, o superintendente da SOP, o Quintino Vieira, os trabalhadores, que colocaram cada tijolinho nesse hospital, e que vão poder se beneficiar dele também. Por fim, quero desejar para a equipe de todos que vão trabalhar aqui, uma boa sorte, que sejam abençoados e que atendam a população com competência, mas humanidade”, pontuou Izolda Cela.

Mais serviços serão implementados em fases posteriores, considerando a complexidade na implantação de um hospital com o porte do HRVJ. Para isso, a Sesa segue um plano de abertura com tecnologia avançada e recursos humanos especializados, dividindo as etapas progressivas de atendimento médico hospitalar baseadas em critérios conforme a necessidade regional, e objetivando garantir a qualidade dos serviços oferecidos, otimização de custos, segurança e continuidade na assistência.

“A entrega do HRVJ é um momento extremamente marcante na história do Vale do Jaguaribe, que consolida o processo de regionalização da Saúde no Ceará. Assim, a gente dá acesso a serviços de alta complexidade na região, sem a necessidade de uma transferência para Fortaleza. Além disso, essa obra gera emprego e renda para as pessoas, ao fazer a visita nas dependências do hospital, eu e o governador perguntávamos de onde cada pessoa era, e a maioria das pessoas que vão trabalhar nesse hospital são pessoas que residem na região. Traz também desenvolvimento e mais saúde para as pessoas do Vale do Jaguaribe”, disse o titular da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

Alta complexidade

Quando estiver em pleno funcionamento, o HRVJ terá 304 leitos e oferecerá à Região emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico, enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica, somando 304 leitos. Terá ainda Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e UTIs neonatal, pediátrica e adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.

A estrutura de hospitalar possibilita quadro de equipes multiprofissionais com 31 especialidades médicas (Anestesiologia; Cardiologia – Clínica e Cirúrgica; Cirurgião Bucomaxilo; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Cabeça e Pescoço; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia; Endoscopia Digestiva e Respiratória; Gastroenterologia; Gineco-Obstetrícia – Clínica e Cirúrgica; Hemodinamicista; Mastologia; Medicina Intervencionista; Nefrologia -TRS; Neonatologia; Neurologia; Neurocirurgia; Neuropediatria – fila de espera; Oftalmologia; Oncologia Clínica; Otorrinolaringologia; Pediatria -Clínica e Cirúrgica; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia; Radiologia; Traumato-Ortopedia; Urologia); nutricionista; farmacêutico; assistente social; enfermeiro; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; fonoaudiólogo; psicólogo e ouvidoria.

Para a dona Júlia da Silva, que mora ao lado do HRVJ, esse equipamento é um presente de Deus, feito pelas mãos de Camilo Santana. “Um dia eu sonhei que chegaria um hospital aqui para nossa região, e eu acordei olhando para o que era só mato aqui do lado de casa, e logo depois começaram a construir esse hospital. Hoje inauguraram, e vai servir para um monte de gente, as pessoas que iam para outras cidades nas proximidades, ou mesmo para a Capital, agora não precisa mais, temos o nosso próprio hospital aqui do lado. Além disso, movimentará mais a nossa economia, nossa família tem um trailer de lanches, e o movimento será muito positivo para todos”, agradeceu a vizinha do HRVJ.

O prefeito da cidade de Limoeiro do Norte, Dr. Zé Maria, agradeceu ao governador pelos esforços com a Saúde do Estado, e se diz extremamente realizado com a entrega do HRVJ, que atenderá a população de toda a região do Vale do Jaguaribe.

Estiveram presentes ao evento o secretário das cidades, Zezinho Albuquerque, o deputado federal Mauro Filho, os deputados estaduais Osmar Baquit, Elmano de Freitas, Nizo Costa, Nelinho, Leonardo Pinheiro, Antônio Granja, Walter Cavalcante e Audic Mota, além do ex-senador, Eunício Oliveira.

https://www.ceara.gov.br/2021/11/25/limoeiro-do-norte/