Mês da Primeira Infância: Governo do Ceará promove Seminário Estadual do Aleitamento Materno

Onélia Santana ministrará a palestra “A importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil”,

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto

O Governo do Ceará, através do Gabinete da Primeira-Dama e das Secretaria da Saúde e da Proteção Social, promove nesta quarta-feira (11), de forma virtual, o Seminário Estadual do Aleitamento Materno. O intuito é estimular o aleitamento materno, sensibilizar e capacitar os profissionais e gestores da saúde para a importância de apoiar as mães no ato de amamentar. O evento, que acontece no Mês da Primeira Infância e integra a campanha Agosto Dourado, traz o tema “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, com participação da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana ministrará a palestra “A importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil”, reforçando a importância da amamentação para a mãe e para o bebê. “Amamentar é mais do que nutrição, é um gesto de amor, que fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê. Eu tive o grande prazer de amamentar meus dois primeiros filhos e, daqui a pouco, espero estar amamentando novamente. É importante que todos e todas estejam envolvidos, especialmente a família, os profissionais de saúde e os centros de apoio”, destaca.

A programação vai contar também com as participações da médica pediátrica Diva Fernandes, presidente do Departamento de aleitamento materno da Socep e membro do IBFAN; e do médico João Aprígio, coordenador da rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e pesquisador da Fiocruz premiado pela OMS. Entre os assuntos abordados no evento estão: estratégias para estimular o aleitamento materno; as experiências exitosas no Ceará; relatos com histórias de sucesso; os avanços e desafios da amamentação; entre outros.

Na ocasião, a médica pediátrica Rejane Santana, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals, abordará o “Aleitamento nos tempos de COVID”. Para ela, pensar na distribuição geográfica dos Bancos de Leite Humano é um fator significativo para atender a Rede de saúde do Ceará. “Estrategicamente, nossos bancos de leite estão distribuídos nas regiões do Estado. Isso faz com que possamos atender o maior número de cearenses, distribuindo o alimento tanto para os bebês que estão na rede pública quanto na rede privada”, salienta.

Doações

Para doar leite materno, basta estar amamentando e apresentar excesso de leite; estar saudável; não fumar; não usar álcool ou drogas; não usar medicamentos que impeçam a doação; apresentar cartão do pré-natal e documento oficial com foto. Até o fim de julho, 5.604 litros de leite materno foram obtidos por meio do cadastro de 4.216 mães doadoras. Os bancos de leite da rede pública do Governo do Ceará recebem as doadoras, coletam o alimento e pasteurizam o leite que ajuda a alimentar os bebês que estão internados nas unidades de saúde. O total recebido equivale a pouco mais de 800 litros por mês.

Por meio do leite materno, o recém-nascido fica protegido de doenças. Além de garantir benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para a criança, a amamentação pode evitar ainda problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores, além de fortalecer o vínculo mãe/bebê. O aleitamento é a maneira ideal para fornecer à criança nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um investimento para salvar vidas, por contribuir com a promoção da saúde e o desenvolvimento humano e social.

Serviço

Seminário Estadual do Aleitamento Materno

Data: 11 de agosto (quarta-feira)

Horário: 9 horas

Transmitidas: YouTube da SPS Ceará

https://www.ceara.gov.br/2021/08/10/mes-da-primeira-infancia-governo-do-ceara-promove-seminario-estadual-do-aleitamento-materno/