Cidades da região Norte do Ceará recebem respiradores mecânicos
Os respiradores fazem parte dos 200 adquiridos, este mês, pelo Governo do Ceará com o governo da China.
Cidades da região Norte do Ceará recebem respiradores mecânicos — Foto: CCOM
Cidade de Sobral, na região, é uma das mais afetadas no estado pela Covid-19.
Por G1 CE
Municípios da região Norte do Ceará receberam, esta semana, 44 respiradores para reforçar os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados a pacientes com Covid-19. Além do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, que recebeu a maior parte dos equipamentos (20), hospitais de campanha de outras quatro cidades também contaram com o incremento.
Os respiradores fazem parte dos 200 adquiridos, este mês, pelo Governo do Ceará com o governo da China. Os equipamentos são do modelo VG70, um dos mais modernos. Outros 300 equipamentos devem chegar até o início de junho para reforçar os leitos de UTI no Estado. Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), a destinação dos aparelhos é baseada em indicadores epidemiológicos.
Além do HRN, o hospital de campanha montado em Sobral para tratamento de pacientes com Covid-19 recebeu 10 respiradores. Os 14 equipamentos foram destinados aos municípios de Tianguá (7), Itarema (2) e Acaraú (5).
O Ceará contabiliza 2.743 mortes provocadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) nesta sexta-feira (29). Os infectados pela Covid-19 são 37.954, conforme a atualização das 9h36 da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).
A capital, Fortaleza, é a cidade que concentra o maior número de ocorrências do estado, com 21.390 pessoas acometidas pela enfermidade e 1.809 pessoas que perderam a vida em razão da doença.
Sobral
Sobral, cidade com maior número de casos confirmados de Covid-19 do interior do Estado, já soma 1.191 registros da doença, até às 9h36 de hoje (29). Em números absolutos, fica atrás, apenas, de Fortaleza (21.390) e Caucaia (1.191), segundo a plataforma IntegraSus, administrada pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará.
Com taxa de incidência de 560 infectados para cada 100 mil habitantes (maior que a taxa do Estado, de 408,2 para cada 100 mil habitantes), conforme balanço do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município vem buscando reforçar seus equipamentos de saúde e ampliar o atendimento a pacientes com quadro grave.
Na quarta-feira (27), o governador Camilo Santana, juntamente com representantes da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), se reuniu com os gestores municipais da Macrorregião Norte para tratar sobre os número da Covid-19 na região. “Nosso decreto vai até domingo (31), mas pretendemos prorrogar o isolamento. No entanto, devemos iniciar a flexibilização de forma segmentada. Não acontecerá uniformemente em todo o Estado. Iremos, inclusive, tornar as medidas mais rígidas em alguns municípios e regiões”, disse o governador.
Na ocasião, o presidente da Aprece, Nilson Diniz, mostrou preocupação quanto a flexibilização do isolamento social no Ceará e afirmou que os casos da doença têm aumentado no interior. O representante reforçou a necessidade de maior participação dos Consórcios de Saúde com ajuda efetiva aos municípios no enfrentamento da pandemia. Na quarta (26), 20 mil máscaras N95 para uso exclusivo dos profissionais de saúde e 2.500 testes rápidos foram adquiridos por meio do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral (CPSMS), que atende 24 municípios.
O HRN é o hospital de referência para uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas, dos 55 municípios da macrorregião Norte do Ceará. Atendendo casos de média e alta complexidade e pacientes com quadro grave de Covid-19, a unidade conta com 156 leitos exclusivos para o tratamento da doença, sendo 84 são de UTI e 72 de enfermaria.
“Com a chegada e montagem dos novos respiradores que darão suporte ao tratamento da Covid-19, abre-se uma perspectiva da ampliação de leitos de terapia intensiva para o atendimento dos pacientes da Região Norte", ressalta o diretor geral do HRN, Daniel Hardy Melo. "O HRN está no processo de preparação de novos leitos de atenção à doença, a partir da estruturação dos setores e recrutamento de recursos humanos”, explica.
A moradora Antônia Ocioneide de Araújo Paiva, de 57 anos, que precisou ser internada por oito dias, sabe a importância do equipamento. “Entrei muito ruim e graças a Deus e aos médicos eu me recuperei. Sou muito grata ao hospital, a todos os que me receberam e cuidaram de mim”, conta. Ela teve febre, dificuldade de respirar e chegou a ficar com 25% do pulmão comprometido devido à Covid-19.
Plano de retomada
O governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou nesta quinta-feira (28) os detalhes do plano de retomada das atividades econômicas do estado em recuperação aos efeitos da epidemia do novo conoravírus (SARS-CoV-2). A partir do dia 1º de junho até o dia 7, haverá uma fase de transição, seguida por outras quatro, cada uma com 14 dias, com a divisão das atividades liberadas para retomarem por grupos. Já na primeira fase, setores do comércio já poderão funcionar.
Também na primeira fase serão permitidas a atuação da indústria química, 30% da cadeia da construção civil em obras com até 100 operários; lojas de construção civil; cadeia da saúde (óticas, escritórios, clínicas de dentistas); e cuidados pessoais, como cabeleireiros e barbeiros.
Todo o processo será avaliado e poderá sofrer mudanças, contudo. Segundo Camilo, o plano de retomada é comportamental, baseada em critério de risco sanitário e outro econômico e social. As fases serão especificadas por decretos.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/29/cidades-da-regiao-norte-do-ceara-recebem-respiradores-mecanicos.ghtml





Comentários