Barragem do Rio Cocó, em Fortaleza, atinge volume máximo após chuva de 120 mm
Barragem chega a 100% da capacidade em 2019
Barragem do Rio Cocó, em Fortaleza, atinge volume máximo após chuva de 120 mm
Reservatório é o 5º do estado a chegar à marca de 100% da capacidade.
Por G1 CE
[caption id="attachment_152139" align="alignleft" width="300"]
O reservatório tem capacidade para mais de cinco milhões de metros cúbicos de água e foi construído em 2017 para evitar alagamentos em áreas de risco em Fortaleza — Foto: Cid Barbosa/Agência Diário[/caption]
A barragem do Rio Cocó, em Fortaleza, atingiu o volume máximo neste domingo, após a chuva de mais de 120 milímetros registrada na capital entre as 7h do sábado e as 7h deste domingo (28). É o quinto reservatório do Ceará a chegar a 100% da capacidade em 2019. A informação é da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O reservatório tem capacidade para mais de cinco milhões de metros cúbicos de água e foi construído em 2017 para evitar alagamentos em áreas de risco em Fortaleza, num investimento de cerca de R$ 105 milhões.
No sábado (23), o açude Maranguapinho, localizado no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, também sangrou. No momento, as outras barragens que estão com 100% de sua capacidade são: Germinal, no município de Palmácia; Tijuquinha, em Baturité; e São José, na cidade de Boa Viagem.
Do total de 155 reservatórios observados pela Cogerh, 8 estão com volume acima de 90% e 103 estão com sua capacidade abaixo de 30%, de acordo com o órgão.
Situação crítica
Apesar do aumento de barragens sangrando, os maiores açudes do Ceará seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,49% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,39% do volume máximo.
Acima da média
O Ceará recebeu nos, 24 primeiros dias do mês de fevereiro, um volume de chuva 22,5% maior do esperado para o mês inteiro. A média para o período, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de 118,6 milímetros e o observado no fim da manhã deste sábado (23) já é de 145,4 milímetros. Os dados, contudo, são preliminares e podem sofrer alterações.







Comentários