JOGOS DO MUNDIAL - Quadrilhas juninas antecipam festividades devido à Copa

Ceará é um dos Estados com maior número de quadrilhas juninas do Nordeste. 

Organizadores dos festivais temem o distanciamento do público em decorrência da realização dos jogos do Mundial de Futebol

Russas. A Copa do Mundo de Futebol deverá influir no calendário dos eventos juninos no Ceará. Temendo o distanciamento do público em decorrência dos jogos do Mundial, as principais quadrilhas do Estado planejam-se para antecipar ou adiar os festejos. Em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, o festival será realizado de 3 a 6 de junho, segundo os organizadores.

No município de Russas, a previsão é semelhante. De acordo com a secretária de cultura local, Claudia Lima, o evento ocorrerá nos dias 7 e 8 do próximo mês, para não coincidir com os dias de jogos da Copa do Mundo.

Entretanto, não são todas as cidades que pretendem readequar sua programação devido ao evento internacional. Para a diretora da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce), a presença de turistas de outros estados e até de outros países no Ceará poderá enaltecer o movimento, que vem ganhando bastante força nas últimas décadas.

"A princípio pensamos que poderia haver preocupação dos promotores dos festivais de quadrilha, com relação aos jogos da Copa, pois as festas poderiam chocar com os dias dos jogos e ter menos público. Mas, chegamos num consenso e hoje vemos isso de forma muito positiva", argumenta a presidente da Fequajuce, Fátima Freires.

A dirigente explicou que os jogos do Brasil, segundo o calendário da Fifa, serão realizados às 17h e isso não interferirá nas apresentações, que ocorrerão principalmente na Capital. "A apresentação poderá ganhar um público especial, com os turistas de vários lugares que estiverem acompanhando o mundial aqui no Ceará. Queremos que prestigiem o quanto os grupos cearenses estão fortalecendo o movimento cultural da nossa região", ressalta Fátima.

O Ceará hoje é o Estado que mais possui grupos de quadrilhas juninas, totalizando cerca de 300, segundo Fátima. Para a apresentação de tantos grupos, foram realizados, no ano passado, 200 festivais em todas as regiões do Ceará.

De acordo com Fátima, a expectativa é de que neste ano o número de festivais realizados com o apoio da Fequajuce seja superior a 2013.

Retorno

A presidente ressalta a volta de alguns festivais e o retorno de grupos que estavam sem se apresentar. "Isso mostra que o movimento no Interior vem ganhando força novamente", ressalta.

A abertura da temporada de festivais será no fim deste mês, na cidade de Quixelô, menor município da região Centro-Sul do Ceará, que há anos não realizava o evento. O festival, denominado Quixelô Junino, será realizado na Praça Padre Agostinho (antigo espaço do Quiforró).

O evento começará no próximo dia 28, com o Festival de Quadrilhas Juninas local. Nos dias 29 e 30 haverá apresentações de grupos nacionais. O encerramento será no sábado, dia 31, com show em praça pública do cantor Fagner. "A nossa expectativa é muito positiva e deve atrair milhares de pessoas", projeta a secretária-adjunta de Cultura do município, Luzanete Freitas.

Na cidade de Iguatu, neste ano, por causa do calendário eleitoral, o Iguatu Festeiro, que é um festival fora de época, será antecipado para o período de 7 a 16 de junho. A programação de shows ainda será definida. "Já temos mais de 35 grupos inscritos", diz o coordenador da Secretaria de Cultura, Michel Prudêncio. O evento será realizado na Avenida Juscelino Kubstchek (espaço do Iguatu Festeiro).

Tradição

O Vale do Jaguaribe é reconhecido e respeitado por ser uma das regiões que mais fortalece o movimento junino. Atualmente, 14 municípios se engajam nos festivais, sendo mais de 20 grupos só da região. Em Russas, por exemplo, cinco grupos locais participarão das competições.

Considerado o maior festejo junino da região central do Ceará, o Pula Fogueira, realizado nos últimos 16 anos na Praça José de Barros, em Quixadá, deverá coincidir com o encerramento da Copa do Mundo. Segundo o coordenador do evento, Fabiano Barbosa, a equipe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Seduma) está planejando a festa.

"A confirmação ainda não é oficial, porque podem surgir alguns entraves burocráticos", afirma Barbosa. "Mesmo assim tudo está sendo planejado para o Pula Fogueira ser realizado de 10 a 12 de julho e, possivelmente, o público tenha uma festança dobrada, com a Seleção Canarinha conquistando o hexa", explica o coordenador do evento.

Noutra cidade da região, Senador Pompeu, a Fundação Cultural Santa Terezinha organiza os detalhes para o "Arraiá na Estação". Como o objetivo da Fundação é preservar a tradição sertaneja, o festival de quadrilhas será realizado exatamente no período de homenagens a São João, nos dias 23 e 24 de junho.

Ellen Freitas
Colaboradora