Rio em Lavras da Mangabeira deve transbordar, e órgão pede que moradores protejam equipamentos

Órgão estadual reforça que a estrutura física do açude, como barragem e sangradouro, não sofre risco de colapso.

Por g1 CE

Açude Rosário, em Lavras da Mangabeira, abastece o rio Quitaiús, que deve transbordar nos próximos dias, conforme a Cogerh — Foto: Cogerh/Divulgação

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) alertou, nesta segunda-feira (14), que moradores das margens do rio Quitaiús, em Lavras da Mangabeira, protejam equipamentos e animais devido ao risco de que a água transborde e alague a região.

A publicação informa ainda que o açude Rosário, que abastece o rio Quitaiús, deverá sangrar entre segunda-feira e terça-feira (14 e 15). A cheia do reservatório no mês de novembro é um "evento extraordinário", conforme o órgão estadual.

O volume de chuva nos primeiros dias de novembro é o maior para o período dos últimos anos, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

A equipe técnica pede para que a população ribeirinha fique atenta aos alertas de chuva dos próximos dias e retirem equipamentos e animais próximos ao leito do riacho.

"Havendo alguma intercorrência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil do Estado", avisa o alerta da companhia.

A Cogerh reforça que a estrutura física do açude, como a barragem e o sangradouro, não sofre risco de colapso.

https://g1.globo.com/ce/ceara/cariri/noticia/2022/11/14/rio-em-lavras-da-mangabeira-deve-transbordar-e-cogerh-pede-que-moradores-deixem-regiao.ghtml