PROTESTO: Ciclistas participam de "Pedalada Pelada" em São Paulo neste sábado

A cidade de São Paulo sedia neste sábado (9) a "Pedalada Pelada", evento organizado por ciclistas, no Facebook, e que integra o movimento "World Naked Bike Ride" (WNBR ou "Pedalada Pelada Mundial").

A pedalada está marcada para as 20h na Praça do Ciclista, na avenida Paulista, com concentração às 18h.

Segundo a página do evento na rede social, os participantes não são obrigados a estarem nus.

O movimento se afirma de natureza ambiental e traz como "código de vestimenta", no Brasil e em outros países, o lema "as bare as you dare" ("tão nu quanto você ousar").

"Encarar o trânsito de veículos motorizados com os nossos corpos nus é uma boa maneira de defender a nossa dignidade e de expor os perigos que os ciclistas e pedestres sofrem diariamente, bem como as consequências que todos nós sofremos da dependência do petróleo e de outras formas de energia não renovável", diz a página oficial do WNBR na internet.

A assesssoria de imprensa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que deverá haver alterações no trânsito local, por conta da manifestação, mas ainda não divulgou o cronograma das ações.

Neste sábado (9), manifestantes tiraram a roupa e promoveram a World Naked Bike Ride (em português, Passeio Mundial dos Ciclistas Sem Roupa). O protesto é uma tentativa de chamar atenção para as más condições dos ciclistas nas grandes cidades e também de alertas as pessoas sobre o uso excessivo de carros. O evento aconteceu, entre outros países, na Inglaterra, Espanha e Holanda.