Blecaute atinge parte da Região Sudeste do país, diz ONS

Causa foi uma anormalidade no sistema interligado de energia da ONS.

Partes de pelo menos três estados da Região Sudeste do país — Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo — sofreram um blecaute no fim da tarde deste sábado (15). De acordo com a assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve um problema registrado, às 17h43, no Sistema Interligado Nacional, que opera com alívio de cargas, o que gerou o desligamento de subestações administradas pelas concessionárias locais.

Ainda segundo a ONS, o problema começou a ser normalizado dois minutos depois, mas o tempo de reestabelecimento varia de acordo com cada subestação.

RJ tem seis municípios afetados
No Rio, a Light informou que o corte de energia não incluiu hospitais, delegacias e escolas, para não haver transtorno para a população, e que, após autorização do ONS, está providenciando a normalização das cargas afetadas.

Até as 21h30, haviam sido normalizadas as subestações que fornecem energia para as regiões de Campo Grande, Cascadura, Bonsucesso, Penha, Jacarepaguá, Benfica, Vila Isabel, Inhaúma, Lins de Vasconcelos, Santíssimo, todas na capital, além dos municípios de Duque de Caxias, Mesquita, Três Rios, Nova Iguaçu e Seropédica. As subestações que atendem a região de Belford Roxo ainda estão sob reparos.

Em SP, 1,5 milhões foram afetados
AES Eletropaulo esclarece que sua rede de distribuição também foi afetada por problema no sistema integrado nacional de energia. Aproximadamente 1,5 milhão de clientes foram atingidos. Vinte e seis subestações ficaram desligadas por cerca de 20 minutos na área de concessão, quando o ONS autorizou o religamento, segundo a concessionária. De acordo com a Eletropaulo, a última subestação foi religada às 20h20 deste sábado

Minas não tem previsão de normalização
A Cemig, concessionária de Minas Gerais, confirmou que há uma queda de energia que afeta vários municípios, e que está sendo apurada a causa da interrupção no fornecimento de energia e quantas localidades foram atingidas. Até as 21h30, não havia previsão de normalização do serviço.

Segundo a Cemig, as cidades atingidas foram Montes Claros, Francisco Sá, Cristália, São Romão, Capitão Enéas, Salinas, Três Marias, Janaúba, Januária,Jaíba, São Francisco e outras cidades próximas.

Os motivos, extensão, regiões atingidas e outras informações sobre o apagão devem ser obtidos com o ONS pelo telefone (21) 2203-9590.