Enxurrada arrasta caminhão do corpo de Bombeiros em Mimoso do Sul, ES

O acumulado chegou a 295 milímetros em algumas cidades.

Caminhão do Corpo de Bombeiros é arrastado pela enxurrada em Mimoso do Sul, no Espírito Santo — Foto: Reprodução

Carros arrastados pelo centro de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo — Foto: Reprodução

Acumulado de chuva chegou a 295 milímetros em algumas cidades do Sul do Espírito Santo. A força da água arrastou carros em Mimoso do Sul. Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Alegre, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves também foram atingidas pelo temporal.

Por Vitor Ferri, g1 ES

Chuva arrasta caminhão do Corpo de Bombeiros em Mimoso do Sul, no ES

Um forte temporal atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite desta sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). O acumulado chegou a 295 milímetros em algumas cidades. A força da água arrastou vários carros pelas ruas de Mimoso do Sul e até um caminhão do Corpo de Bombeiros foi levado pela enxurrada no município. Não há registro de feridos ou óbitos, segundo o governo estado.

Outras cidades onde choveu forte nessas últimas horas foram Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Alegre, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves. Várias ruas ficaram tomadas pelas águas, formando rios de forte correnteza.

Um morador registrou o caminhão dos Bombeiros sendo arrastado já na manhã deste sábado. Segundo o coronel Amaral, subcomandante-geral dos bombeiros no Espírito Santo, os bombeiros estavam numa ocorrência quando o caminhão acabou sendo levado. Eles estão bem.

O Corpo de Bombeiros Militar informou, por nota, que a guarnição realizava atendimento quando a viatura da equipe foi arrastada pela correnteza da enchente. "Os militares estacionaram a viatura em local seguro e seguiram até o local do atendimento de bote, entretanto, o nível da água subiu rapidamente e atingiu a viatura. Não havia ninguém no veículo. Os militares e as pessoas que estavam no imóvel saíram sem qualquer ferimento. A guarnição prossegue atuando no município".

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou neste sábado que opera em alerta máximo devido às chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo. Até o momento, por volta das 9h, o estado contabiliza 101 desalojados. Não há registro de feridos ou óbitos.

Além de carros de passeio, veículos mais pesados foram carregados pelas águas. Em Mimoso do Sul, a água chegou a quebrar e arrancar um portão de ferro.

"Dá até vontade de chorar. Mais uma vez enchente em Vargem Alta", disse um morador mostrando a situação do centro da cidade de Vargem Alta, também no Sul do estado, relembrando que o município passou por uma situação parecida há 4 anos.

A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou na manhã deste sábado um relatório mostrando o acumulado de chuva nas cidades capixabas. Bom Jesus do Norte acumulou 295,4 milímetros nas últimas 24 horas, seguida por Mimoso do Sul (228 mm) e Muniz Freire (193,8 mm).

Confira o acumulado de chuva nas últimas 24h:

Bom Jesus do Norte: 295.4 milímetros (mm)

Mimoso do Sul: 228 mm

Muniz Freire: 193.8 mm

Alegra: 156.21 mm

Vargem Alta: 150.6 mm

Guaçuí: 149.42 mm

Rio Novo do Sul: 139.8 mm

Jerônimo Monteiro: 134.48 mm

São José do Calçado: 125.8 mm

Iúna: 98 mm

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho (grande perigo) para a possibilidade de chuvas intensas na Região Sudeste do Brasil. E somente no Espírito Santo, são três avisos de diferentes níveis emitidos pelo órgão de monitoramento climático que estão vigentes.

Já o Boletim Meteorológico da Defesa Civil Estadual mostra que pode chover em todo o Espírito Santo especialmente nas regiões Sul, Serrana e Caparaó, onde estão previstos grandes acumulados por dia.

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/sul-es/noticia/2024/03/23/temporal-no-es-chuva-forte-arrasta-carros-e-ate-caminhao-dos-bombeiros-pelas-ruas-cidades-ficaram-embaixo-dagua-veja-video.ghtml