Campanha recolhe lixo eletrônico em dois locais do Recife

Campanha visa conscientização e pretende recolher até 300 kg por dia.

Pilhas, baterias, celulares e computadores que não servem mais para o uso terão um destino certo a partir deste sábado (9), no Recife. A campanha Coleta do Lixo Eletroeletrônico, uma parceria entre a Prefeitura, a Gerdau e a Associação das Indústrias do Curado (Assinc), irá receber o material em dois pontos da cidade: no Shopping Paço Alfândega e no Parque da Jaqueira.

"O nosso crescimento depende do crescimento da sociedade em que estamos inseridos. Os recursos que extraímos do meio ambiente precisam retornar de forma a garantir o futuro da biosfera", defende José Luiz Lopes de Souza, gerente executivo da Gerdau.

Depois de serem recolhidos, os aparelhos eletrônicos vão passar por um processo de triagem para selecionar o que vai ser reutilizado e o que segue para reciclagem. "Existem muitas substâncias nesses chips que são altamente prejudiciais ao solo e ao meio ambiente, de uma forma geral. A ONU já alertou o Brasil para adotar uma política mais eficiente quanto à destinação desse lixo e Recife toma essa iniciativa", diz Marcílio Cumaru, secretário de Meio Ambiente do Recife.

Nos lugares de arrecadação, dois contêineres ficarão disponíveis para o público até o dia 17 de junho. O posto de coleta do Paço Alfândega vai funcionar de quinta a domingo, dentro do horário de funcionamento do shopping. No Parque da Jaqueira, o material poderá ser levado ao local também de quinta a domingo, das 10h às 17h. A campanha de descarte consciente do lixo eletrônico pretende recolher até 300 kg de material por dia.