Atalaia, AL, teve em 12 horas mais da metade da chuva esperada para todo o mês de julho

Muita gente teve que deixar suas casas com a água na altura da cintura.

Uma casa desabou na Praça do Trevo — Foto: Defesa Civil

Temporal provocou inundação, deslizamento de barreira e desabamento de casa na cidade. Há 400 famílias desalojadas e seis desabrigadas.

Por Vivi Leão, g1 AL

Atalaia tem 400 famílias desalojadas; Defesa Civil contabiliza estragos

Em 12 horas choveu em Atalaia mais da metade do que era esperado para todo o mês de julho. A informação é do meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O município que fica na Região Metropolitana de Maceió ficou inundado nesta sexta-feira (7), houve deslizamento de barreira, desabamento de casa e muitas ruas alagadas.

A média de chuva prevista para o mês em Atalaia era de 230 mm, mas os medidores registraram 150 mm. O volume de água foi tão grande e em um período tão curto que a água da chuva não conseguiu escoar. Muita gente teve que deixar suas casas com a água na altura da cintura.

400 famílias ficaram desalojadas (precisaram deixar temporariamente suas casas) e 6 ficaram desabrigadas (perderam suas moradias). Não houve registro de feridos.

Para o secretário da Defesa Civil do Município, Alcemir Freitas, a falta de escoamento foi a principal causa para a inundação. "Foi uma chuva muito rápida e em pouco intervalo de tempo e a gente não teve o escoamento da forma devida que a gente necessitava".

Muitos pontos foram completamente alagados. No Centro e no Buraco do Jacaré, a situação estava mais crítica. Os moradores ficaram ilhados e muitos só conseguiram transitar pelas ruas da cidade com a ajuda do resgate ou se arriscando a pé por dentro d'água (veja no vídeo abaixo).

Na Rua Leopoldino Oliveira uma casa foi tomada pela água e desabou. Por sorte, o imóvel estava desocupado. Na entrada da cidade, próximo à Praça do Trevo, muitos carros e motos não conseguiram trafegar.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para resgatar as famílias, que foram levadas para abrigos na cidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é de que continue a chover forte até a noite de sábado (8).

https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2023/07/07/atalaia-al-teve-em-12-horas-mais-da-metade-da-chuva-esperada-para-todo-o-mes-de-julho.ghtml