Bradesco e Heineken falam sobre comunicação e liderança para jovens universitários

Paulo Aguiar, que abordou a temática "Comunicação com experiência".

Palestras fizeram parte da programação do último dia de pré-ENEJ

Nesta quinta-feira (8), aconteceu o último dia do pré-ENEJ 2020. Uma das primeiras palestras do dia foi a do Head de Marketing do Banco Next, Paulo Aguiar, que abordou a temática "Comunicação com experiência". Durante o momento, o especialista contou sobre sua carreira, assim como os principais trabalhos realizados para a Heineken e o Bradesco, sobre processos criativos e ainda, o impacto do covid na empresa. O evento antecede a edição oficial do maior encontro de empreendedorismo universitário (9 a 11 de outubro).

Além disso, Aguiar falou sobre processos criativos de campanhas e estratégia. "A estratégia precisa ser um pensamento compartilhado por todas as pessoas envolvidas no projeto, ela nada mais é do que uma missão a ser cumprida", pontuou.

O Head também lembrou que, além da criação e estratégia, a execução é fundamental durante a criação e desenvolvimento de um trabalho. "A execução é a única estratégia percebida pelo cliente, mesmo que a execução original é 99% das vezes uma combinação de outras ideias já existentes, por isso, procure referências e insights e as boas ideias vão te encontrar".

Mais tarde, os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar uma palestra com o CEO do Grupo Heineken no Brasil, Maurício Giamellaro. O tema de sua apresentação foi "Liderança com propósito com o CEO" e teve como abordagem principal a liderança e o propósito de cada profissional.

"É importante que se tenha um propósito, nem que for de dois anos. Ele, certamente, mudará ao longo dos anos e não tem problema", afirmou Giamellaro. O CEO também aproveitou a palestra para explicar quais características um líder precisa reunir nos dias atuais. "O líder de verdade tem que estar disponível, seja para assuntos pessoais ou profissionais, ele precisa ter essa sensibilidade", ensinou.

Com mais 150 anos de existência, a Heineken lidou com a pandemia de um modo diferente de outras empresas, segundo o CEO. "Anunciamos logo no início que não desligaríamos ninguém. As pessoas já tinham problemas demais e quisemos garantir que elas não teriam mais um".

Ao final do bate-papo com os jovens empreendedores, Giamallaro aproveitou para deixar alguns conselhos. "Entendam que o trabalho sempre terá que ser o meio, não o fim. Tenham perspectivas do que vocês querem para sua vida profissional, tenham objetivos e sonhos", encerrou.

Durante os três dias de pré-ENEJ empresas como Bradesco, Heineken, Movile, Natura, Next, XP.inc, Americanas, Sebrae falaram para universitários empreendedores sobre liderança, desafios e gestão.

EVENTO OFICIAL

Realizado pela Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a 27ª edição do ENEJ - Encontro Nacional de Empresários Juniores acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro e já conta com mais de sete mil inscritos, número maior do que na edição presencial do ano passado.

O encontro ocorre pela primeira vez em sua história de modo online. No ano passado, o ENEJ reuniu cerca de cinco mil jovens em Gramado/RS e movimentou mais de R$12 milhões. O evento também representa o impacto do Movimento Empresa Júnior (MEJ). No Brasil, existem mais de 1.100 empresas juniores e 22 mil empresários juniores deste perfil em mais de 210 universidades. O movimento já impactou R$70.000.000 na economia brasileira, que são reinvestidas, integralmente, na educação empreendedora dos estudantes e a Brasil Júnior atua com o objetivo de incentivar o empreendedorismo para tornar o país mais competitivo, ético, educador e colaborativo.

Sobre Brasil Júnior

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é a instância que representa as Empresas Juniores brasileiras, que proporcionam educação empreendedora, por meio da vivência empresarial durante a formação acadêmica para estudantes universitários de todas as regiões do país. Hoje está presente em 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, por meio de federações estaduais, totalizando mais de 600 empresas juniores e, aproximadamente, 20 mil empresários juniores em 208 universidades. O propósito do Movimento Empresa Júnior e, como consequência, o da Brasil Júnior é incentivar o empreendedorismo, tornando o País mais competitivo, ético, educador e colaborativo.

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/FMfcgxwKhqdgVPFSfjMJbHNRDjvNLnnM