Famílias ribeirinhas são resgatadas de incêndio no Pantanal de MS

Segundo o Ibama, até o dia 20 já tinham sido queimados no Pantanal sul-mato-grossense 1,238 milhão de hectares de vegetação.

Bombeiros viam chamas de longe, ainda no trajeto para o resgate — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Segundo o Corpo de Bombeiros, labaredas do fogo que isolava estas pessoas podiam ser vistas de longe.

Por G1 MS

Bombeiros resgatam famílias de área atingida por incêndios no Pantanal de MS

Famílias ribeirinhas foram resgatadas em meio ao incêndio que atinge o Pantanal sul-mato-grossense. Segundo os bombeiros que atuaram na operação, de longe era possível ver as chamas que acuavam estes moradores da região conhecida como Nova Morada, na Barra do São Lourenço, em Corumbá.

Desde sábado (19), há pancadas de chuva na região. A fraca precipitação e a força-tarefa do governo do estado ajudaram a reduzir os focos de incêndio, mas ainda há muitos pontos em chamas. Segundo o Ibama, com base em dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, até o dia 20 já tinham sido queimados no Pantanal sul-mato-grossense 1,238 milhão de hectares de vegetação.

Imagens de satélites apontavam que havia fogo próximo a casas ribeirinhas e então os bombeiros foram para o local. Quando os militares chegaram já era noite, as cinco pessoas estavam dentro das casas, acuadas, nervosas e pediam por socorro, pois as labaredas estavam muito próximas e poderiam se alastrar rapidamente. Todos foram retirados com segurança. As chamas também foram combatidas antes que chegasse aos imóveis.

Além destas cinco pessoas resgatadas à noite, bombeiros de Mato Grosso do Sul e do Paraná conseguiram salvar outra família do incêndio na manhã desta terça-feira (22).Todas foram deixadas em segurança no abrigo da escola da Barra do São Lourenço. 

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/09/22/familias-ribeirinhas-sao-resgatadas-de-incendio-no-pantanal-de-ms.ghtml