Campanha arrecada dinheiro para comprar computadores para mulheres negras no Recife

Ação do Porto Digital para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Mulheres do Porto Digital e Cesar iniciaram campanha — Foto: Reprodução/TV Globo

Ação, que termina na terça-feira (28), é realizada por profissionais do Porto Digital e Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Por G1 PE

Campanha arrecada dinheiro para comprar computadores para mulheres negras

Em meio à crise causada pela pandemia, muita gente conseguiu uma oportunidade de trabalhar pela internet, mas nem sempre quem possui qualificação tem os meios necessários para a função. Pensando nisso, um grupo criou uma campanha para arrecadar dinheiro para a compra de computadores para mulheres que não têm condições de comprar um equipamento. 

A ação foi criada em meio à programação do Julho das Pretas, uma ação do Porto Digital para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. As doações podem ser feitas pela internet e é possível doar a partir de R$ 20, até a terça-feira (28).

A campanha é o resultado de um curso do Porto de Digital que aconteceu em 2019. Os professores identificaram que a maioria das mulheres negras que participou das aulas não tinha computadores. A estudante Ana Benedita Costa foi uma das alunas.

"É muito importante para fazer com que eu seja inserida nesse mercado. Minha dificuldade de não ter esse aparelho me impede de aproveitar essa oportunidade, como as seleções e cursos que acontecem", afirmou.

Lisandra Cruz é professora do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e da Escola Estadual Cícero Dias. Ela já identificou algumas mulheres negras que podem mudar de vida se ganharam computadores para trabalhar com tecnologia.

"Tem um monte de alunas que acompanham competições e projetos que elas participam e, a partir do momento que recebem o incentivo de uma empresa, como um computador emprestado por algum tempo, ela consegue dar um voo na produção dos projetos. Isso só reforça o quanto é gritante a diferença das pessoas que têm recursos e as que não têm", afirmou.

A coordenação da Campanha Julho das Pretas é de Taís Nascimento e de Andressa Cerqueira, ambas analistas do Cesar e do Porto Digital.

"O programa Minas é voltado para equidade de gênero e, quando a gente olha o cenário de tecnologia, falando de mulheres negras, esse número é muito baixo. Então, a gente vê essa necessidade de incentivar a entrada delas nesse mercado, para fazer parte desse universo de tecnologia", disse Andressa Cerqueira.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/07/24/campanha-arrecada-dinheiro-para-comprar-computadores-para-mulheres-negras-no-recife.ghtml