Barbalha-CE: Festejando São Pedro

 

No Nordeste do Brasil no meio do ano três santos são homenageados por milhares de famílias, Santo Antônio, São João e São Pedro, os três forma o tripé dos festejos juninos, numa sequência de datas, dia 13, Santo Antônio tido como casamenteiro é o primeiro a ser festejado, dia 24, São João Batista, um dos grandes apóstolos de Cristo, e dia 29 São Pedro, a quem Deus confiou às chaves do Céu conforme os relatos da igreja católica.

Com Santo Antônio, São João e São Pedro, abrem-se os festejos juninos, e com eles vêm às tradições das fogueiras, que no tempo é transportado dos costumes da Europa para o Nordeste do Brasil, tem também balões que chegaram ao Brasil via os portugueses, e as quadrilhas juninas que vieram das danças de salões franceses.

Hoje, quinta-feira (28), nos costumes do povo nordestino se comemora São Pedro e muitas fogueiras já estão sendo preparadas para logo mais à noite se festejar o santo coluna forte da Igreja de Deus.

Muitas famílias barbalhenses nas comunidades das Casas Populares e Sítio Santana estão festejando o santo padroeiro São Pedro.

Mas, hoje em dia, falta muito nos festejos juninos o que era tradicional das famílias se reunirem a beira da fogueira, das brincadeiras saídas de compadre e comadre, dos padrinhos e afilhados no calor da fogueira com as simpatias, São João disse e São Pedro confirmou que você fosse meu padrinho e você meu afilhado que São João Mandou.

Silva Neto