Governo do Estado entrega sementes do Projeto Hora de Plantar na Ceasa

Nesta segunda-feira (28) no período da manhã, nas dependências da Ceasa de Barbalha, o Governo do Estado do Ceará lançou para toda Região do Cariri o Projeto Hora de Plantar 2012/2013, com distribuição de 1.068 toneladas de grãos das culturas de feijão caupi, feijão phaseuolus, milho variedade, milho hibrido, sorgo forrageiro, capim andropogon, feijão guandu e momona, além de 26.860 mudas de cajueiro anão-precoce e 300 mil raquetes de palma forrageira para atender aos agricultores da Região na safra de 2013.

A solenidade foi concorrida por agricultores de vários municípios do Cariri como: Prefeitos, vice, secretários municipais de agricultura, representações da Ematerce, do Bando do Nordeste, diretores de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e outras entidades que empunham a bandeira da Agricultura Familiar.

No ato solene o secretário do Desenvolvimento Agrário de Barbalha, Dr. Elismar Sá, representou o prefeito municipal de Barbalha, Zé Leite, o qual se encontra em Brasília na Capital do País onde participa de encontro de gestores municipais com a presidenta Dilma Rousseff.

Representando o Prefeito Municipal, Zé Leite, o titular da SDA de Barbalha, Elismar Sá, deu boas vindas aos visitantes em nível de Estado e também da Região do Cariri, e destacou a importância do Projeto Hora de Plantar que muito tem apoiado a classe trabalhadora no capo.

Elismar ressaltou o bom momento das chuvas que já caíram em Barbalha nos últimos dias, inclusive, dando a boa noticia que com a captação de água das chuvas em vários locais da zona rural já tem cisternas cheias o que melhora consideravelmente o armazenamento de água para o consumo humano e outras atividades do homem trabalhador.

Na sequencia várias autoridades falaram, e finalizando, a oratória foi do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins, que, citou os 25 anos de criação do Projeto Hora de Plantar, e nesse período todo, a cada ano se aprimora o trabalho na aquisição de sementes selecionadas, melhorar o sistema de distribuição para fortalecer o homem do campo; fez referencia ao Programa Garantia Sagra como uma importante fonte de apoio ao agricultor em caso de perda acima de 50% do plantio e safra como foi o ano 2012, bem como pediu que todos os agricultores se empenhem no pagamento do boleto, pois, em caso de não se ter um bom inverno conforme as primeiras previsões do ano, mas, para garantir o direito de receber as parcelas do Garantia Safra.

Nelson Martins, dentre outros assuntos, disse também do grande interesse do Governo do Estado em retomar o funcionamento da Usina Manoel Costa Filho (Usina de Açúcar de Barbalha), com a visão de alavancar novamente o setor canavieiro de Barbalha e Região para a produção do etanol.

Silva Neto