Limpeza pública, um desafio para o segundo mandato

Nos quatro anos do primeiro mandato do prefeito Zé Leite, a limpeza pública foi sempre um calo seco na língua da população barbalhense, em razão dos serviços dessa área tão importante não corresponderam aos anseios dos moradores da cidade e também de várias localidades da zona rural.

Nesse segundo mandato a população de Barbalha muito espera da gestão do prefeito Zé Leite, no sentido da limpeza pública ser referencia da administração, para que todos os barbalhenses e visitantes possam se orgulharem de uma cidade limpa e bonita.

É importante frisar que cidade limpa representa mais saúde, se diminui os focos de doença e torna a cidade visivelmente agradável no aspecto de organização social, bem como se elimina muitos insetos as margens das calçadas por todos os bairros da cidade.   

Nos primeiros dias desse mês de janeiro de 2013, a reportagem do site www.diaridocariri.com foi muito requisitada e convocada pelos barbalhenses a visitar os bairros da cidade, tendo uma maior concentração das reivindicações dos barbalhenses residentes nos bairros Cirolandia e Bela Vista.  

Circulando esses bairros a reportagem constatou que em Barbalha a limpeza pública precisa urgentemente de um choque de gestão administrativo por parte do órgão competente.

Muito lixo nas ruas, nos canteiros das vias públicas, tudo favorável a um delicioso prato de resto de comida para os animais a soltos na cidade, o problema é muito sério e apresenta um cartão visual muito feio aos olhos da sociedade barbalhense e visitantes.

Não diferente dessa situação do lixo, o entulho de construções e reformas de prédios residenciais e comerciais é outro problema muito sério nos bairros da cidade de Barbalha.

Vale ressaltar que entulho a retirada de construção e reforma é de responsabilidade do proprietário do imóvel, porém, na cidade de Barbalha o costume é jogar o entulho nas calçadas a espera que o material seja retirado pela Prefeitura Municipal.

É muito importante citar que pra fazer a cidade ser limpa não depende somente da administração municipal, não depende somente do departamento de limpeza pública, e sim, depende do compromisso de todos os moradores também pela limpeza pública. Educação e cultura são duas pilastras importantíssimas pela bem estar de todos por uma cidade limpa e bonita, sem animais a soltos pelas vias públicas e sem insetos as margens das calçadas.

Será fundamental um novo programa de limpeza pública para a cidade de Barbalha, o programa desenvolvido na gestão passada não funcionou a contento por falha das duas partes da população que não ajuda e da municipalidade por parte da empresa responsável que não correspondeu aos anseios da sociedade da Terra dos Verdes Canaviais.

Silva Neto