Quatro comunidades barbalhenses festejam São Sebastião
O Glorioso Mártir São Sebastião é festejado em Barbalha por quatro comunidades, todas na zona rural, são elas: Sítio Santa Cruz, Sítio Santo Antônio, Sítio Macaúba e Sítio Santa Rosa.
Nessas comunidades os festejos estão acontecendo em honra ao glorioso padroeiro São Sebastião.
No Sítio Santa Cruz e comunidades circunvizinhas, os devotos estão participando das novenas a cada noite conforme a sua programação estabelecida.
Noiteiros se reúnem com a comunidade para celebrar São Sebastião, a novena de ontem a noite foi coordenada pelo casal João Miguel e Suzete Luna, a noite de hoje no Sítio Santa Cruz, tem como noiteiro Helton Saraiva, e amanhã a comunidade do Sítio Correntinho está na coordenação como noiteira. No Sítio Santa Cruz os festejos alusivos a São Sebastião vão ter prosseguimento até o dia 20, próximo domingo.
São Sebastião (França, 256 d.C. – 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
No Ceará São Sebastião é festejado e padroeiro das seguintes localidades:
Apuiarés, Choró, Ipaumirim, Ipu, Maranguape, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Nova Olinda, José de Alencar (Iguatu),Lima Campos, distrito de Icó, Fazenda Facão, Interior de Quixeramobim, Pedra Branca e Candeia São Sebastião (interior da cidade de Baturité), distrito de Laranjeiras(Banabuiú).
Silva Neto
Comentários