Barbalha-CE: Dia de Reis é comemorado com apresentações de grupos folclóricos
Domingo passado, dia 6, data muito especial no calendário religioso, o Dia da Epifania, Dia comemorativo aos Reis Magos, Dia em que a Igreja Católica Apostólica, Romana celebra os atos significativos do Ouro, Incenso e Mirra, presentes que foram deixados na manjedoura quando os três Reis Magos dobraram seus joelhos e adoraram o Menino Jesus.
Nas Paróquias de Santo Antônio no centro da cidade, e de São Vicente de Paulo no Bairro Alto da Alegria, houve celebrações alusivas ao Dia de Reis.
Na Igreja Matriz de Santo Antônio, houve celebração de Missas as 06, as 09 e as 18: h30, e na Igreja Matriz de São Vicente de Paulo, foram celebras Missas pela manhã e às 19 horas.
Conforme os costumes e as tradições celebradas pela comunidade cristã, o Dia de Reis marca o encerramento do ciclo festivo natalino que transcorre por todo o mês de dezembro se estendendo até o dia 06 de janeiro.
Além das Paróquias de Santo Antônio e São Vicente de Paulo, celebrarem religiosamente a data, a Secretária de Cultura de Barbalha, também programou manifestações populares para enaltecer tão importante data em que a Estrela Guia com uma centelha luminosa deu rumo à caminhada dos Reis Magos até a manjedoura para adorar e presentear o menino Jesus, o Filho de Deus.
Na Rua do Vidéo o corredor da Cultura de Barbalha, o colorido das indumentárias e a alegria dos participantes dos grupos folclóricos deram sentido festivo ao Dia dos Reis Magos.
Barbalha é berço de cultura, de raízes e tradições com grupos centenários cujas manifestações vem ainda da pequena vila que deu origem a hoje Barbalha de Santo Antônio.
Silva Neto
Comentários