Palestras, Certificados, Homenagens, marcam Conquista do Voto Feminino na Câmara de Barbalha
Mulheres de destaques foram homenageadas pela Procuradoria da Mulher
Composição da Mesa Diretora: Dorivan Amaro dos Santos, Gely de Freitas, Cícera Bertulino, Luana Govêa, Efigânia Garcia e Sandoval Barreto, fizeram uso da palavra enaltecendo a solenidade
Conquista ao Direito do Voto Feminino no Brasil, tem luta, determinação, perseverança, embates, racismo, suor, sangue derramado, preconceito social e familiar, desigualdade, intolerância, opressão, conquistar o direito do voto feminino é uma história de força e superação da mulher para ser reconhecida, valorizada, e respeitada como cidadã.
"O voto feminino no Brasil passou a ser permitido oficialmente a partir do Código Eleitoral de 1932, decretado durante o governo de Getúlio Vargas. A luta por esse direito remonta ao século XIX e está diretamente ligada ao esforço feminista pela equiparação de direitos entre homens e mulheres."
Sexta-feira (21/2/2025), no Plenário 13 de Junho, Palácio Luís Filgueira Sampaio, a Câmara Municipal de Barbalha e a Procuradoria da Mulher de Barbalha, realizaram solenidade ímpar alusiva aos 93 anos da Conquista ao Direito do Voto Feminino no Brasil, uma solenidade histórica, duas palestras proferidas pela Advogada, Dra. Camila Figueredo, e Carmem Porto, ilustrando com muito conhecimento o tema do Direito ao Voto Feminino, discorrendo os contrapontos, as mudanças de comportamento do homem ao direito e respeito a mulher, as Leis que avançaram abrindo portas em todos segmentos sociais e políticos para a presença da mulher.
Depois das palestras, momento ímpar com a entrega de Certificados de Honra as mulheres que ao seu tempo fizeram história exercendo cargo eletivo na Câmara Municipal de Barbalha.
Posteriormente, as mulheres homenageadas e familiares de ex-vereadoras que por motivo superior não tiveram como participar da solenidade, e familiares de ex-vereadoras deixaram saudade e deram grande contribuição com seus requerimentos e projetos que impulsionaram o desenvolvimento e o progresso de Barbalha.
Mensagens, homenagens, reconhecimentos, vozes que embargaram, lágrimas deram a dimensão de amor e a saudade de quem partiu, mas, o legado de cada um está na história da cidade de Barbalha.
A solenidade ímpar alusiva a Conquista ao Direito do Voto Feminino no Brasil foi realizada sob a presidência do vereador, Dorivan Amaro dos Santos, ladeado pelas personalidades: Gely de Freitas, vereadora e procuradora da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, Cícera Bertulino, vereadora e Procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Barbalha, Luana dos Santos Govêa, ex-vereadora, atual procuradora da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Barbalha, Efigênia Mendes Garcia, ex-vereadora, atual Procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Barbalha, e Francisco Sandoval Barreto de Alencar, Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos.
Familiares das pessoas homenageadas, barbalhenses, assistentes do Poder Legislativo, representações de instituições como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mana Rocha, e Câmara de Dirigentes Lojistas de Barbalha, Marília Amaro.
Mulheres Homenageadas
Maria Betilde Correia Sampaio – Ex-Vice-Prefeita
Ermengarda Maria de Amorim Sobreira de Santana – Ex-Vice-Prefeita
Maria Valdênia da Cruz - Ex-vereadora, primeira mulher presidente da Câmara
Cícero Bertulino de Sousa – Ex-vereadora
Desirré de Sá Barreto Diaz Gino – Ex-vereadora
Gertrudes Coelho Luna – Ex-vereadora – in memoriam
Lailma Feitosa Queiroz – Ex-vereadora
Luciana Renata do Nascimento Silva – Ex-vereadora
Luzi Saraiva Rocha – Ex-vereadora
Maria Régia Coeli Oliveira Sampaio – Ex-vereadora – in memoriam
Maria Aparecida Carneiro Garcia – Ex-vereadora
Maria Ednalda Santos – Ex-vereadora
Marlene Grangeiro - Ex-vereadora - in memoriam
Luana dos Santos Govêa – Ex-vereadora
Efigênia Mendes Garcia – Ex-vereadora
Poliana Silva Coimbra Cruz – Ex-vereadora – in memoriam
Nilma de Sá Teles – Ex-vereadora – in memoriam
E Raimunda Vieira – in memoriam, detalhe: Primeira mulher eleita através do voto em Barbalha.
Silva Neto – Fotos SilvaNetodiaridocariri.com.br
Comentários