Educação Relacional
Ter uma boa relação com o outro garante tranquilidade tanto no relacionamento quotidiano quanto no trabalho.
Educação é tudo que pode ser ensinado e aprendido, porque a arte de educar é a ação de ensinar. Não há somente a educação para o bem, há quem aprenda e goste de fazer o mal. Mas há uma que se destaca e ainda é ser a chave capaz de abrir muitas portas, trata-se da Educação da Integração Relacional ensinada pelos pais quando o filho é criança. Ter uma boa relação com o outro garante tranquilidade tanto no relacionamento quotidiano quanto no trabalho.
Um diálogo com delicadeza entre um médico e um paciente, melhora muito os incômodos que o doente está sentindo. É como um medicamento antecipando a receita. Em toda repartição deve existir a educação relacional para facilitar a solução dos problemas das pessoas que buscam uma forma de sair deles. Nas instituições públicas e privadas, nós transportes, no comércio em geral, onde houver interação social a educação relacional não pode faltar.
O médico foi educado para tratar dos doentes; O motorista para dirigir carros; O professor para lecionar: O advogado para advogar. Os profissionais em geral precisam tratar a clientela com delicadeza e bastante atenção. Todo profissional precisa usar uma dose da educação relacional porque é através dela que as pessoas são vistas como capacitadas ou não, boas ou ruins no desempenho das suas funções. O abuso de poder faz com que muitos funcionários profissionais ou não, tratem as pessoas que os procuram de forma grosseira, com desprezo. Quem age assim está longe de ser o funcionário que a ética exige. É preciso realizar os trabalhos se relacionando bem com o outro, sem esquecer que há uma dependência recíproca e que precisa ser respeitada. Respeitar, obedecer e ter compromisso são os três pilares que formam a Educação Relacional.
Barbalhense Professor Mariano Alves de Andrade
13 de março de 2023
Comentários