Barbalha 176 anos de história, trabalho, progresso e desenvolvimento

A cidade nasceu com a passagem dos índios cariri e denominada por uma mulher

Barbalha nasceu as margens do Riacho Salamanca, está distante à 504 quilômetros da capital Fortaleza, pelo último censo 2021 tem 61.662 habitantes segundo o IBGE.  Sua história habitacional começou com a passagem dos índios Kariri que abriram caminhos para pequeno lugarejo, que foi crescendo e se desenvolvendo com a geração de famílias. 

Hoje tem 184 anos pelos registros de 30 de agosto de 1838 quando criado pela lei provincial n° 130 o distrito de Barbalha, subordinado ao município do Crato. Mais adiante em 17 de agosto de 1846, ganhou sua emancipação política, quando o então distrito foi desmembrado do Crato e elevado à condição de vila com a denominação de Barbalha, pela lei provincial nº 374. Avançando o desenvolvimento populacional, comercial, cultural e turístico, em 30 de agosto de 1876 foi elevada à categoria de cidade pela lei nº 1740. 

Pelas colunas da história, Barbalha foi denominada pela popular moradora da época em um sítio, cuja casa servia de albergue para tropeiros de gado que traziam rebanhos de Pernambuco para passarem os períodos de estiagem na região da Chapada do Araripe. Por ser proprietária do principal ponto de apoio e hospedagem da região, tornou-se bastante conhecida por sua hospitalidade, o que contribuiu para que a localidade herdasse seu nome.

A denominação original da cidade era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha. Em 1838 adotou-se o nome Barbalha.

Tradicionais famílias engrandeceram Barbalha, destacando-se, padre Monsenhor Murilo, dos advogados Hermes Carleial e Cláudio Martins, dos médicos Leão Sampaio, Mozart Cardoso de Alencar e Lyrio Callou, do engenheiro Joaquim Francisco de Paula e dos jornalistas Edilmar Norões e José Bernardino Carvalho Leite. 

Com muita água nas veias internas da Chapada do Araripe, belas fontes e maravilhosos balneários são fortes elos de turismo regional. Na arquitetura antiga casarões que fazem a história do passado para o presente no centro da cidade, alguns até estão no tombamento de patrimônio cultural de Barbalha. 

Na religião duas lindíssimas igrejas a do padroeiro São Antônio e da coopadroeira Nossa Senhora do Rosário, no mês de junho a festa de Santo Antônio abre os festejos juninos do Nordeste, são praticamente 15 dias de festa, na abertura o carregamento do pau da bandeira acolhe mais de 100 mil pessoas. 

A cultura popular é rica com grupos populares há mais de 100 anos, patrimônios de saberes culturais de bisavós, avós, pais, filhos que recebem o bastão dos mestres da cultura para manter vivo a história, dentre muitos grupos, destaque para o Os Penitentes do Sítio Cabeceiras. 

Na saúde, dois grandes complexos, centenas de profissionais, serviços de ponta nos complexos: Hospital Santo Antônio, Hospital do Coração do Cariri, Hospital São Vicente de Paulo e Centro de Oncologia.

Viva os 176 anos de história de Barbalha. 

Silva Neto  - Imagens do diariodocariri.com.br e também via google