LUTO: Barbalha chora a morte do seu filho querido Augustinho José dos Santos

Augustinho deixa um grande legado para as páginas da história de Barbalha

Augustinho apoiando o pau da bandeira mirim de Santo Antônio pela Escola Josefa Alves de Sousa

Augustinho no comando da Cagece realizando obras de abastecimento de água em Barbalha

Augustinho com a esposa dona Lusanira feliz da vida com o cortejo do pau da bandeira de Santo Antônio na Rua do Vidéo

No dia do pau da bandeira de Santo Antônio, Augustinho recebia muitos amigos políticos, aqui Ze´Leite ex-prefeito de Barbalha

Augustinho na Rua do Vidéo na passagem do pau da bandeira de Santo Antônio, recebe o deputado estadual Fernando Santana e o vereador Ilanio Sampaio. 

Augustinho, capitão de honra do pau da bandeira de Santo Antônio com familiares e amigos

Augustinho aceita o convite para a morada eterna.

Neste domingo 17 de outubro, a população de Barbalha recebe com muita tristeza, pesar e lamentações o falecimento de Augustinho José dos Santos, as redes sociais estão com muitas postagens de amigos prestando homenagens e reconhecimento de um grande homem.

Vários segmentos representativos de Barbalha estão de luto pela morte do grande e maravilhoso barbalhense Augustinho José dos Santos, em dezembro próximo completaria 80 anos de vida, mas, nos últimos anos seu estado de saúde teve complicações, esteve hospitalizado, passou por cirurgia, amputou uma perna, perdeu um pouco de suas forças e de seu estado físico também, mesmo assim, era um homem lúcido e muito lutador pela vida, um guerreiro. 

Político

Augustinho José dos Santos foi um político destaque no plenário da Câmara Municipal de Barbalha, foi um vereador muito atuante com 24 anos de trabalho no legislativo, esteve presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, na sua brilhante trajetória de vereador foram centenas de requerimentos e projetos de sua autoria aprovados para o progresso e o desenvolvimento de Barbalha. 

Círculo Operário São José e a Filarmônica

Augustinho José dos Santos deixa uma grande história para o Círculo Operário e para a banda de música “Filarmônica São José” com seus 73 anos de fundação, e com uma história de amor pela cultura popular de Barbalha, nas festas de padroeiros, nas comemorações cívicas, nos atos administrativos e em tantas outras participações em Barbalha. Diante seus problemas de saúde, a diretoria do Círculo Operário de Barbalha, por unanimidade com todas as honras e méritos em 2020 colocou Augustinho José dos Santos como presidente da Filarmônica São José. É fundamental ressaltar que a vida dedica ao Círculo Operário, Augustinho José dos Santos presidiu o Círculo Operário de Jardim pelo longo período de 10 anos, quando também naquela cidade fundou a Rádio Centro Jardim.

São José Operário 

Augustinho José dos Santos, era um homem muito devoto, tinha muita fé em Deus, era devoto de Santo Antônio como padroeiro da cidade, e também era fervoroso devoto de São José Operário padroeiro do Círculo Operário de Barbalha. 

Vicentino 

Na missão evangelizadora era muito forte no ser cristão, Augustinho José dos Santos foi presidente da Conferência de São Vicente de Paulo por cerca de 10 anos, na irmandade vicentina Augustinho José dos Santos tinha grande devoção por Nossa Senhora Auxiliadora, quando presidente da irmandade conseguiu junto à empresa Nestle a doação de um caminhão de produtos alimentícios que foram doados as famílias carentes de Barbalha.  

Capitão de Pau de Bandeira 

A história do pau da bandeira de Santo Antônio tem ao longo de cerca de 20 anos um grande legado de Augustinho José dos Santos como grande e maravilhoso “Capitão do Pau da Bandeira de Santo Antônio” o corredor cultural da Rua do vidéo com a rua da matriz sabe muito bem contar a história dos dias último domingo de maio ou primeiro domingo de junho com o carregamento do pau da bandeira cruzando a cidade com animação de carro som com Celsom Publicidade e locução vibrante do companheiro João Hilário.  

Cagece   

A CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará escritório de Barbalha tem a cara de Augustinho José dos Santos, foram mais de 20 anos como dirigente da empresa, um gerente inquieto, lutador, determinado, polivalente, um guerreiro incansável, um homem muito servidor aos barbalhenses naquela unidade de abastecimento de água.    

Rotariano

Augustinho José dos Santos foi sócio fundador do Rotary Club de Barbalha com a força e apoio dos companheiros João Teixeira de Luna (Dindim – in memoriam), Ademar de Sousa e José Correia Saraiva (Dr. Zezinho), foi governador assistente da área 8 agregando os clubs de Barbalha e Juazeiro, um presidente notável com vários mandatos no club de serviço, sua atuação era tão grande que repercutia nas Conferências do Distrito Rotário 4490 composto pelos clubs de Rotary dos Estados Ceará, Maranhão e Piauí, tendo destacadas participações nas plenárias das Conferências Distritais em Fortaleza, São Luís e Teresina. No ano de 2011 como grande rotariano tornou-se sócio Paul Harris. Na Região Cariri, o Rotary Club Padre Cícero outorgou-lhe o título de Sócio Benemérito. Augustinho José dos Santos, exerceu cinco mandatos de presidente do Rotary Club de Barbalha, também foi diretor de protocolo e outras avenidas de trabalho.    

Esporte

Augustinho José dos Santos também era um apaixonado pelo futebol, nessa área ele deixa um grande legado para todas as gerações do futebol barbalhense, inquieto foi um desbravador pela Fundação de Liga Desportiva Barbalha – LDB, junto com então prefeito in memoriam, Antônio Inaldo de Sá Barreto, a ideia de construir um estádio de futebol que se tornou realidade como Estádio Municipal de Futebol Dr. Antônio Liryo Callou “O INALDÃO”, praça de esporte com maravilhosos campeonatos municipais com apoio de vários prefeitos como: Ilando de Sá Barreto – já na eternidade, João Hilário, Rommel Feijó, Edmundo Sá e outros. 

Saúde 

Augustinho José dos Santos, também tem sua história na saúde quando ainda muito jovem prestou serviços ao Hospital São Vicente de Paulo, inclusive era motorista de muita confiança para todas as viagens da direção do hospital na época para Recife e outros centros.  

Família

Augustinho José dos Santos, casado com Luzanira de Moura Santos, deixa de luto uma maravilhosa família, filhas, filho, genro, nora e netos, a saber: Luciana de Moura Santos, Adriana de Moura Santos, casada com Marcus Anderson, mãe de dois filhos, Formada em Biologia e Serviço Social. Getúlio de Moura Santos, casado com Alessandra Gomes, pai de duas filhas, Formado em Engenharia Civil; Ivanilda de Moura Santos, casada com Bergson Lobo, mãe de filha única, Formada em Enfermagem; Márcia de Moura Santos, Formada em Serviço Social. Genros: Marcus Anderson Lima Santos – Técnico em Radiologia; Bergson Lobo Siebra Carvalho – Médico; Nora: Alessandra Gomes Patrício – Formada em Enfermagem; Netos: Letícia de Moura e João Arthur filhos de Adriana de Moura. Isadora de Moura filha de Ivanilda; Mariana e Larissa filhas do Getúlio.

Relato conforme biografia familiar. 

Silva Neto – Fotos concedidas por vários colaboradores do diariodocariri.com.br

Mensagem

A saudade marca a história de um grande homem, um maravilhoso bem feitor, uma pessoa de grande caráter, humilde e de muita simplicidade, sua generosidade serviu a muitas famílias em dificuldades, seu abraço e seu apreço tinham vigor, na matéria perdemos um grande homem, na história Barbalha fica sem um grande defensor, e a cultura de pau de bandeira fica sem seu grande baluarte.  

A toda grande e maravilhosa família nossas condolências, estamos sentindo também essa perda irreparável. Augustinho José dos Santos, meu grande amigo, descanse em paz no paraíso de Deus.