Pela primeira vez festa de Santo Antônio encerrada sem procissão em Barbalha

Ministério Publico pede a paróquia para se abster da procissão de Santo Antônio

De 30 de maio a 13 de junho do ano em curso transcorreu toda a programação alusiva a Santo Antônio padroeiro de Barbalha, o trezenário foi aberto do dia 31 de maio com a noite coordenada pelos carregadores, e no dia 12 último a última trezena coordenada pela Secretaria de Saúde. Neste domingo dia 13 o encerramento de toda programação, pela manhã houve celebração da Santa Missa presidida pelo pároco padre Cícero Leandro, concelebração do padre Carlos Aguiar, e pouca participação de devotos respeitando-se as restrições dos decretos estadual e municipal, e no período da tarde, a tradicional procissão não aconteceu, diante o grave momento de pandemia Covid-19 o Ministério Publico recomendou a paróquia se abster da realização da procissão. 

Na centenária festa alusiva a Santo Antônio, de tanto brilho, de tanta oração, de milhares de pedidos de bênçãos e milagres, de tantas lindas e grandes procissões no dia 13, Barbalha pela primeira vez no dia maior consagrado ao padroeiro Santo Antônio não realiza a procissão para a tristeza da grande família devota do santo casamenteiro. Para não ficar a passagem em branco o padre Cícero Leandro inspirado nas bênçãos divina pediu a população de Barbalha colocar na porta ou na janela de casa a imagem de Santo Antônio ornamentando com flores. 

Mas a pandemia não atrapalha a devoção do povo, se ninguém pode ir às ruas, os devotos vão pelas redes sociais com muitas postagens fazendo referências as outroras lindas e animadas procissões pelas ruas de vários bairros e o encerramento às 18hs no patamar da Igreja de Santo Antônio em Barbalha. 

A Paróquia de Santo Antônio de Barbalha pelo pároco padre Cícero Leandro, recebeu ofício 016/2021, pelo qual o Ministério Público do estado do Ceará, pela 3ª Promotoria da Comarca de Barbalha, Camila da Vieira Nalesso, solicita da paróquia que se abstenha da realização da procissão para evitar aglomeração nesse momento de pandemia Covid-19. Obediente à determinação, o padre Cícero Leandro comunicou aos fieis que respeitando os decretos sanitários e as autoridades competentes o encerramento da festa do padroeiro seria sem a realização da procissão.  

Silva Neto – Festa de Santo Antônio.