Moradores da Santana relembram 37 anos da inauguração da Escola Manoel Saraiva da Cruz

A foi construída na primeira administração pública do nobre prefeito da época João Hilário

A Escola Manoel Saraiva da Cruz é um valioso patrimônio na educação da região do Sítio Santana, reconhece a professora Ângela Liberato. (Foto dos arquivos de Ângela Liberato)

A comunidade escolar da Região do Sítio Santana grande comunidade da zona rural de Barbalha, na última segunda-feira 17 de agosto alusivo ao Dia de Emancipação Politica do Município, folheando as páginas da história de Barbalha, encontrou detalhes da inauguração da Escola Manoel Saraiva da Cruz, que aconteceu no dia 17 de agosto de 1983, na gestão do então prefeito de Barbalha, João Hilário Coelho Correia. 

Uma foto antiga da Escola remonta 37 anos da unidade de educação, que, nesse tempo todo continua sendo um valioso patrimônio no educar, no ensinar, no escrever e no ler, no saber, no compartilhar e no viver em sociedade na sala de aula para aquele povo que sabe valorizar o ensinamento escolar. 

A professora Ângela Liberato, que reside no Sítio Santana, reconhecendo o valor educacional para toda a comunidade que já passou pela Escola Manoel Saraiva da Cruz, nesses 37 anos, todos sabem muito bem o valor e o bem que uma escola proporciona a comunidade.

A Escola Manoel Saraiva da Cruz foi construída na primeira administração pública do nobre prefeito da época João Hilário, há 37 anos educando filhos e filhas daquela comunidade.

Como educadora feliz da vida na missão que exerce, Ângela Liberato na sua veia poetisa agradece esses 37 anos de história da Escola Manoel Saraiva da Cruz, dizendo: 

Seguindo a meta educar

Com equipe empenhada

Pra ver nessa caminhada 

Um bom cidadão formar. 

Ângela Liberato, é membro atuante da cadeira N°07 da SPB – Sociedade dos Poetas de Barbalha. Homenagem de Ângela Liberato saudando a educação pelos 37 anos da Escola Manoel Saraiva da Cruz. 

Manoel Saraiva da Cruz era de tradicional família que zelava pelo sobrenome Cruz. Senhor de muito vigor casou-se três vezes, construindo uma família de 11 filhos, e faleceu em 25 de novembro do ano de 1906. Só pra você saber, ele casou- se 3 vezes e teve 11 filhos, e o seu filho mais novo, Sr. Dão Cruz era muito pequeno, passou a ser criado pelo irmão mais velho Raimundo Manuel da Cruz (popular Mundinho da Cruz). 

Essas informações importantes foram extraídas do livro “A estripe de Santa Tereza” que conta muitos fatos maravilhosos daquela época, livro é de Joaryvar Macêdo, ele era conhecido como Tenente coronel Né da Cruz.

Silva Neto – Apoio de Ângela Liberato 

Foto antiga remonta a data de inauguração da escola (Ângela Liberato)