Barbalha-CE: Associação do Sítio Coité leva curso para ruralistas da agricultura familiar

Mais de 30 pessoas produtoras da agricultura familiar do Sítio Santo Antônio, Monte Castelo, Macena e Coité na Região do Distrito de Arajara no município de Barbalha, filiados da Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Coité, participaram do curso de qualificação em processamento e beneficiamento de frutas e hortaliças minimamente processadas.

O curso foi aplicado durante dois dias sexta-feira e sábado (12 e 13 respectivamente).

Referido curso foi ministrado por técnicos da SDA – Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará sob a Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate a Pobreza Rural (CODET) e Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF), com as parcerias da FETRAECE, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, e da SDA - Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Município de Barbalha. 

Nos dois dias os participantes do curso receberam todas as instruções na prática como deve ser processado minimamente cada produto desde o seu manuseio, o descascar, o corte, e o armazenamento até a embalagem final.

Tudo aplicado dentro das técnicas e padrões para os produtos chegarem aos consumidores com higiene, qualidade e durabilidade, como também agregando valor ao produto final.

O curso de processamento de frutas e verduras foi ministrado por dois instrutores e quatro técnicos profissionais da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Município de Barbalha, Dr. Elismar Sá, esteve acompanhando a aplicação do curso, e disse, “que a capacitação é fundamental na promoção dos conhecimentos corretos de como processar minimamente todos os produtos da agricultura familiar, garantindo para o consumidor em geral produtos com higiene, qualidade e durabilidade” o que agrega valor na composição do produto final.

Na entrega dos certificados, ficou visível no rosto dos participantes a felicidade, a alegria e a emoção de estarem concluindo mais o curso de qualificação de processamento de alimentos.

O instrutor técnico do curso, Makson Araújo Nunes, falou que, os participantes tiveram grande aproveitamento nos dois do curso, e desejo que todos eles aproveitem bem o que aprenderam nesses dois dias, foi uma coisa muito boa estar aqui em Barbalha que tem grande potencial na agricultura familiar.

O Presidente da Associação dos Moradores e Pequenos Produtores do Sítio Macena, Monte Castelo e Coité, Antônio Francisco Bernardo (Novo), ao final do curso, expressou seus agradecimentos a todos os instrutores e técnicos da CODET/CODAF/SDA do Estado, FETRAECE, STR e SDA LOCAL, e disse de sua alegria em receber a todos na realização do curso de capacitação de processamento de frutas e verduras, bem como motivou a todos a colocar em prática tudo o que aprenderam no curso, e desejou sucesso a todos os agricultores e agricultoras na missão de processar todos os produtos com qualidade para o consumidor final.

Silva Neto