Iluminação, saúde e balneário do Caldas dominam reunião da Câmara de Barbalha

Vereadores debateram muitos assuntos da população e aprovaram 15 requerimentos

Sob a presidência do vereador Odair José de Matos, a Câmara Municipal de Barbalha realizou nesta quinta-feira (16), a 34ª reunião ordinária apreciando 15 requerimentos dos vereadores: Hamilton Lira, Rildo Teles, Dorivan Amaro dos Santos, Daniel Cordeiro, Ilanio Sampaio, Bosco Vidal, André Feitosa e Moacir de Barros, as reivindicações populares pautadas para diversas áreas da gestão pública municipal, sendo que iluminação pública, saúde e balneário do Caldas foram os assuntos concernentes entre as bancadas de oposição e situação.

Vereador Hamilton Lira, através do Requerimento Nº 301, solicita a Secretaria de Saúde do Município, a relação dos veículos que estão em manutenção, bem como a relação de todos os veículos adquiridos pela atual administração e os que foram deixados pela gestão anterior, bem a Secretária de Saúde prestar informações sobre o funcionamento de uma ambulância adquirida pelo deputado André Figueiredo para atender a região do Distrito de Arajara, a comunidade está reclamando que a referida ambulância deixou de prestar serviço ao povo daquela localidade.

No Requerimento Nº 305, Hamilton, solicita da Secretaria de Saúde a atualização do Cartão SUS, em razão que na nova territorialização feita pelo Censo geográfico todos os municípios ganharam e perderam comunidades, e em Barbalha muitas famílias estão reclamando a falta de assistências pela saúde por ainda não ter o Cartão SUS do município. 

Pelo Requerimento Nº 306, Hamilton, solicita da Secretaria de Infraestrutura e Obras pelo Departamento de Limpeza Pública ampliar os serviços de coleta de lixo para atender as reivindicações de moradores das localidades: Vila dos Araçás, Jardim Buriti, loteamento Vila Verde, e Alto do Leitão.

Nos Requerimentos 309, 310 e 316, o vereador Rildo Teles, solicita calçamento para a Rua Projetada 03 no Sítio Bulandeira de Baixo; Recuperação de Estradas dos Sítios: Malhada, Batoque, Flores, Coco, São Joaquim e Santa Rita, e recuperação de estradas do Sítio Santa Tereza ao Distrito Estrela. 

Vereador Dorivan Amaro dos Santos, pelo Requerimento Nº 315, solicita do Prefeito Municipal e da Secretária de Saúde, que no tempo de Covid-19 seja isento de cobrança da taxa de estacionamento por parte da Zona Azul numa área até de 300 metros no entorno do Hospital São Vicente de Paulo, para facilitar o atendimento rápido a muitas pessoas de Barbalha e de outros municípios chegando à unidade de saúde com pacientes acometidos de coronavírus, bem como o benefício também vai possibilitar aos profissionais de saúde estacionar seus veículos bem mais próximo do hospital. A proposição do vereador Dorivan recebeu sugestão do vereador Rildo, que, no Hospital Santo Antônio, mesmo não tendo Zona Azul, também seja delimitada uma área na mesma proporção para o mesmo benefício.  

Vereador Daniel Cordeiro, com os Requerimentos 317, 318 e 319, envia ofício de Pêsames às famílias entulhadas da senhora Maria das Graças Cordeiro, e Odonila Garcia, e pela proposição do requerimento 318, Daniel, solicita da Prefeitura Municipal de Barbalha contratar mais pessoas para fazer a devida manutenção do Balneário do Caldas, que, estão sujo, lixo, e grama murcha sem os devidos cuidados e zelar aquele patrimônio que está fechado.

Vereador João Ilanio Sampaio, pelo Requerimento Nº 320, solicita da Secretaria de Infraestrutura e obras que a Empresa Proburb faça os serviços de reposição de lâmpadas queimadas na Vila dos Cruz no Distrito Estrela, problema que se arrasta nas reclamações populares. 

Vereador Bosco Vidal, com o Requerimento Nº 321, agradece a deputada Fernanda Pessoa, pelo Projeto de Indicação para uma Delegacia da Mulher em Barbalha. 

Vereador André Feitosa, pelo Requerimento Nº 322, solicita da Secretaria do Trabalho e Ação Social relação das ações que estão sendo desenvolvidas pelo município no atendimento e assistência as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade voltando às praças públicas de Barbalha.  

Todos os requerimentos foram apreciados e aprovados por unanimidade, ressaltando que os assuntos sobre iluminação pública, saúde pública e Balneário do Caldas, ganharam discussões aquecidas entre as bancadas de oposição e situação. Vale ressaltar que iluminação pública é disparadamente líder de reclamação popular tanto na zona urbana quanto na zona rural, segundo os vereadores barbalhenses.

Vereador Moacir de Barros, pelos Requerimentos Nº 323 e 324, solicita a Secretaria de Infraestrutura e Obras, os serviços de reposição de lâmpadas queimadas nas comunidades Buriti, Vila Nova e Malvinas, como também os serviços de limpeza pública para a Vila Nova conforme solicitação dos moradores.   

Na reunião ordinária passou em leitura dois Projetos de Lei versando sobre denominação de logradouros públicos, proposições dos vereadores Bosco Vidal e Rildo Teles. 

Ficou definido pelos vereadores, que, as reuniões legislativas suspensas na primeira quinzena de julho em razão do pico da pandemia Covid-19, serão inseridas até o fim do mês corrente, com plenárias nos dias de segunda, quarta e sexta-feira. 

Para o vereador presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Odair José de Matos, a reunião ordinária foi muito positiva pela quantidade de assuntos tratados por requerimentos, bons debates por todos os vereadores alinhando os problemas das comunidades na busca de solução pelo Poder Executivo Municipal que tem caneta e muito dinheiro para atender as reivindicações da população.

Silva Neto